sábado, 30 de abril de 2011

MIGUEL COBRA DA GOVERNADORA ROSALBA O RECOMEÇO DA ESTRADA DA PRODUÇÃO

Informou MIGUEL, no orkut, comunidade de São Tomé: "Ontem, no lançamento do Forum de Esporte do RN, aproveitando a presença da Governadora Rosalba, lhe fiz uma pergunta...



Eu, após identificar-me perguntei: Governadora, o povo de São Tomé aguarda ansiosa e angustiadamente pelo reinício das obras da Estrada da produção. Quando vai reiniciar a obra? Dê uma notícia boa para nós Sãotomeenses...

Governadora, após, confirmar se a Estrada da produção é a que liga São Tomé a Cerro Corá, respondeu: Estamos batalhando em Brasília, não tem recursos, o governo anterior deixou muitas dívidas, não prestaram contas da obra, muitos probremas... Agente ia perder a obra... Etc, etc, etc ...

Ou seja... "

E assim, chegaram as chuvas ... e as águas do maravilhoso  Potengi!!!

 E a história continua ...

sexta-feira, 29 de abril de 2011

CAI ÍNDICE DE ANALFABETISMO NO BRASIL, SEGUNDO O CENSO 2010

O país ainda tem 9,6% da população com 15 ou mais anos analfabeta. A revelação está no Censo 2010, divulgado nesta sexta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Apesar da queda de quatro pontos percentuais –no Censo de 2000, o índice era de 13,6%– quase 14 milhões de brasileiros (13.940.729) ainda não sabem ler nem escrever.

A maioria dos analfabetos do país está no Nordeste. Sozinho, ele concentra 53,3% (7,43 milhões) do total de brasileiros que não sabem nem ler nem escrever. Esse percentual é maior do que em 2000, quando era de 51,4%.

Quando são considerados apenas os habitantes da região, o índice de analfabetismo é de 19,1%. O Nordeste também tem o Estado na pior situação: 24,3% dos habitantes de Alagoas (537 mil em 2,21 milhões) são analfabetos. Em 2000, eram 33,4%.

A região Centro-Oeste, no entanto, continua com o menor total de analfabetos dentre todos os habitantes do país –5,5%, apesar do aumento de 0,1 ponto percentual em relação a 2000. A região com menos analfabetos entre a própria população é a Sul, com 5,1% (índice que era de 7,7% há dez anos).

O Distrito Federal continua como a unidade da federação com a menor taxa: 3,5% em 2010, 5,7% em 2010.

Os dados de analfabetismo ainda são preliminares. Segundo o IBGE, eles são números puros e podem sofrer alterações.
Rural x urbano

As maiores taxas de analfabetismo estão nas zonas rurais. Enquanto a taxa nas regiões urbanas chega a 7,3%, no campo ela chega a 23,2%.

Com exceção de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, todas as outras unidades da federação têm taxa de analfabetismo que supera 10%.

Alagoas também ostenta o título de "campeã" nesse quesito: 38,6% da população rural com 15 anos ou mais não sabe ler nem escrever.
Nas áreas urbanas, a maior taxa está também em Alagoas, com 19,58% da população das cidades analfabeta. O Distrito Federal também tem a menor taxa urbana, de 3,26%.

                                                                                                                                Fonte: Site da Undime

A COPA DO MUNDO É UM EVENTO GRANDIOSO: PREPAREM-SE!

O vice-prefeito MIGUEL (representando o prefeito Babá) e EU estivemos hoje em evento do Fórum do Esporte Norte-riograndense, que reuniu durante a manhã desta segunda-feira (29) atletas, professores, alunos de educação física e prefeitos de vários municípios do Estado, auditório da Universidade Potiguar - UNP.

O objetivo do encontro foi discutir uma política de estado para o esporte. O Fórum é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL).

O fórum será permanente e duas novas reuniões estão agendadas, uma para dia 27 de maio, quando serão discutidas Gestão e Marketing e a Lei de Incentivo ao Esporte, que será realizada no auditório da Fiern; e dia 17 de junho, também na Fiern, quando serão debatidos Megas Eventos Esportivos - Estratégias para o Desenvolvimento.

O Fórum contou com a presença de representantes do Ministério do Esporte, que fizeram a explanação do tema: Uma Nova Política Esportiva Brasileira e o Plano Decenal. Um dos membros do Ministério dos Esportes chamou a atenção dos norte-riograndeses a respeito da importância da Copa do Mundo.

Torcemos para que este fórum seja respeitado e contribua para alavancar o esporte em nosso estado e que consiga criar políticas e instrumentos no âmbito do governo do estado, para que este possa ajuda aos municípios na implementação de políticas públicas nesta área.

LEI DOS 30% DA MERENDA ESCOLAR É TEMA DE SEMINÁRIO EM NATAL

Participei de seminário organizado pelo FNDE-Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Nacional para esclarecimentos, acerca da implementação da Lei Federal que exige a aplicação de 30% dos recursos da merenda na compra de produtos da agricultura familiar.
 
O objetivo do seminário foi conhecer os problemas locais e apontar soluções para a compra direta de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar no Rio Grande do Norte e reuniu nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29, produtores rurais e gestores educacionais do estado e de 30 municípios potiguares, incluindo a capital. 

Promulgada em junho de 2009, a Lei nº 11.947 dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e determina que pelo menos 30% dos recursos repassados pelo FNDE para a merenda devem ser destinados à compra direta de produtos da agricultura familiar.
 
Numa intervenção que fiz, durante o seminário tratei da dificuldade do acesso às NOTAS FISCAIS pelo agricultores e sugeri a criação de um Grupo Técnico Estadual que sirva de referência para todos os envolvidos/interessados no assunto.
 
Em resposta a intervenção que fiz, os técnicos do FNDE mostraram-se preocupados com o problema da NOTA FISCAL, cintando, inclusive, a possibilidade do FNDE criar algum instrumento para resolver esta questão. Com relação ao grupo técnico foram bastante receptivos e disseram que seria muito importante para onsolidação da lei. 
 
Em São Tomé, a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, tem dado passos importantes na implementação da lei, especialmente, no aspecto da divulgação e conscientização deste direito dos agricultores.
 
Agora, precisamos aperfeiçoar o processo, repeitando a legislação e trabalhando para que estes recursos cheguem às mãos dos  agricultores de nosso município.
 
 

quarta-feira, 27 de abril de 2011

EDUCAÇÃO RECEBE MAIS CARTEIRAS PARA ESCOLAS DO MUNICÍPIO

Chegaram novas carteiras para as escolas de São Tomé, originárias dos convênios firmados no ano de 2010 com o FNDE, por meio do PAR - Plano de Ações Articuladas.


No dia de hoje, 27/04, foram entregues 382 carteiras que serão distribuídas nas escolas urbanas e do campo.


QUE BOM ... Nossos alunos agradecem !!! ...

GOVERNO MUNICIPAL BUSCA RECURSOS DO PAC PARA PAVIMENTAÇÃO E DRENAGEM

O prefeito BABÁ repassou para MIGUEL, projeto de pavimentação e drenagem para São Tomé, elaborado pela prefeitura com o objetivo de obter recursos para o município nesta área.

A realização desta obra custará R$ 2.282.000,00 de acordo com o projeto realizado e implicará na pavimentação completa da cidade, com repercussões diretas na melhoria da qualidade de vida da população.

O projeto será encaminhado para a Deputada Federal Fátima Bezerra, p/ que a mesma atue em Brasília, visando inseri-lo dentre os projetos do PAC - Plano de Aceleração do Crescimento do governo federal.

Na oportunidade foram tirados alguns encaminhamentos, com relação às emendas que a deputada enviará para São Tomé, conforme acertado na reunião desta semana c/ sua assessoria. 

terça-feira, 26 de abril de 2011

CUIDADO CORAÇÃO! DE CADA 100 BRASILEIROS, 23 ESTÃO COM PRESSÃO ALTA

Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial aumentou nos últimos cinco anos, passando de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010. Em relação ao ano passado, no entanto, o levantamento aponta recuo de 1,1 ponto percentual – em 2009, a proporção foi de 24,4%.

Os dados fazem parte da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) e foram divulgados nesta terça-feira (26), Dia Nacional da Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial. O Vigitel é realizado anualmente, desde 2006, pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (NUPENS/USP). Em 2010, foram entrevistados 54.339 adultos, nas 26 capitais e no DF.

De acordo com a pesquisa, o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres (25,5%) do que em homens (20,7%). Nos dois sexos, no entanto, o diagnóstico de hipertensão arterial se torna mais comum com a idade, alcançando cerca de 8% dos indivíduos entre os 18 e os 24 anos de idade e mais de 50% na faixa etária de 55 anos ou mais de idade.

O estudo aponta que a associação inversa entre nível de escolaridade e diagnóstico é mais marcada na população feminina: enquanto 34,8% das mulheres com até oito anos de escolaridade referem diagnóstico de hipertensão arterial, a mesma condição é observada em apenas 13,5% das mulheres com doze ou mais anos de escolaridade.

“Existe uma certa estabilidade no número de hipertensos no país, em torno de 25%, considerando a população geral. Mas essa proporção dobra entre as pessoas acima dos 50 anos. Outra questão importante é o acesso à atenção primária, que justifica essa diferença entre homens e mulheres, ou seja, elas buscam mais os serviços de saúde do que eles”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

CAPITAIS – A variação entre as capitais é de 13,8%, em Palmas, a 29,2%, no Rio de Janeiro. Nos homens, as maiores frequências foram observadas no Distrito Federal (28,8%), Belo Horizonte (25,1%), e Recife (23,6%); e as menores, em Palmas (14,3%), Boa Vista (14,6%) e Manaus (15,3%).

Entre mulheres, os maiores percentuais foram no Rio de Janeiro (33,9%), Porto Alegre (29,5%) e João Pessoa (28,7%); e os menores, em Palmas (13,2%), Belém (17,4%) e Distrito Federal (18,1%).

TRATAMENTO – Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente todas as classes de medicamentos necessários para o controle da hipertensão arterial. O programa Aqui Tem Farmácia Popular também ampliou a gratuidade de medicamentos para hipertensos. Hoje, são mais de 15 mil farmácias e drogarias conveniadas ao programa.

Além disso, os serviços de saúde e as equipes de Saúde da Família (o Brasil conta atualmente com 31.974 equipes) estão orientados e capacitados para atuar na prevenção da hipertensão.

Essas equipes utilizam um nonograma (instrumento de medida), que facilita e agiliza a identificação da classificação de risco dos pacientes portadores de hipertensão arterial. Uma vez identificado o grau do risco, a equipe básica pode fazer o atendimento e encaminhamento adequado do paciente.

AÇÕES – O governo federal vem investindo nas ações de promoção da saúde, para prevenção e controle da hipertensão. No último dia 7 de abril, o Ministério da Saúde e as associações que representam os produtores de alimentos processados firmaram termo de compromisso para reduzir o sal nos alimentos industrializados. O acordo estabelece um plano de redução gradual na quantidade de sódio presente em 16 categorias de alimentos, começando por massas instantâneas, pães e bisnaguinhas.

Também no dia 7 de abril, foi lançado o programa Academia da Saúde, iniciativa para promover hábitos saudáveis e estimular a promoção da saúde na população. O programa prevê a implantação de infraestruturas com espaços para a realização de atividades individuais e coletivas, e equipamentos para alongamentos e outras práticas físicas e de lazer, com a orientação de profissionais qualificados. As informações sobre como os municípios podem participar, envio de propostas e repasses dos recursos serão divulgadas em breve em Portaria do Ministério da Saúde.

HIPERTENSÃO – A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9. A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. Esse movimento acaba sobrecarregando vários órgãos, como coração, rins e cérebro. Se a hipertensão não for tratada, algumas das complicações são: entupimento de artérias, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.

                                                                      Fonte: MS /Dados detalhados no Site do Ministério da Saúde

CRAS PROMOVE PALESTRA SOBRE INCLUSÃO SOCIAL

O CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS DE SÃO TOMÉ PROMOVE PALESTRA, AMANHÃ, 27, SOBRE O TEMA: "INCLUSÃO SOCIAL".

A PALESTRA SERÁ PROFERIDA PELO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS DE NATAL, JOSÉ ODON ABDON, A PARTIR DAS 8 E 30, NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS.

PAC e COMBATE A POBREZA SÃO METAS PRIORITÁRIAS PARA O GOVERNO FEDERAL EM 2012, DE ACORDO COM A LDO

 A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, participou hoje, 26, na Câmara dos Deputados, de audiência pública conjunta de três comissões para discutir a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012, os cortes e vetos ao Orçamento de 2011 e a validade dos restos a pagar entre 2007 e 2010.

A audiência conjunta é iniciativa das comissões Mista de Orçamento, de Finanças e Tributação e de Desenvolvimento Urbano.



segunda-feira, 25 de abril de 2011

REUNIÃO COM A ASSESSORIA DE FÁTIMA BEZERRA DEFINE EMENDAS PARLAMENTARES PARA AGRICULTURA E ESPORTE DE SÃO TOMÉ


Raimundo (Assessor de Fátima) Emerson, Miguel e Zé Nilton
A assessoria da deputada federal Fátima Bezerra esteve reunida com o Vice-Prefeito MIGUEL, Vereador EMERSON, ZÉ NILTON e MANOEL AMADOR, hoje, 25 de abril, para definição de emendas parlamentares, por meio do mandato de FÁTIMA para São Tomé.

Esta é a segunda reunião do partido com o mandato da deputada, nos últimos dias, visando acertar quais as ações e obras serão priorizadas para São Tomé. Ficou encaminhado que serão feitas emendas para agricultura e na área de esporte e lazer e a intervenção da deputada para incluir São Tomé no projeto das bicicletas, que faz parte do caminho da escola.

Adriando (Assessor de Fátima) Emerson, Miguel e Zé Nilton
Além disso, o mandato da deputada comprometeu-se em lutar por uma obra do PAC, ambulâncias e outros projetos para São Tomé, dependendo da elaboração e cadastramento destes projetos. 

No próximo sábado, 30/04, a deputada estará em São Tomé, quando, provavelmente, as obras e projetos a se realizarem já estarão definidas e serão anunciadas, durante o evento do Bingo do Trabalhador.

sábado, 23 de abril de 2011

Mais realizações do Governo Rosalba/DEM: Hospital que atende 300 crianças por dia em Natal é fechado!

Depois do MEIOS;

Depois da SAMU;

Depois da ESTRADA;

Cerca de 300 crianças que buscam o pronto-atendimento do Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, conjunto Parque dos Coqueiros, Zona Norte de Natal, diariamente ficarão sem atendimento a partir de hoje. O pronto-socorro foi fechado por falta de pediatras ... Tribuna do Norte.

ONDE ESTÃO SEUS AMIGOS?! QUANDO VOCÊ IRÁ VISITÁ-LOS?

Danilo Menezes Nuñes voltou ao Rio de Janeiro duas semanas atrás.

Ele foi comandando a equipe de futebol soçaite do SESC na Regional, que foi disputada em Jacarepaguá.

Por coincidência, a delegação ficou hospedada em Copacabana, na confluência das ruas Barata Ribeiro e Siqueira Campos (podem ser avenidas, não sei).

Pois bem

Foi justamente nesse local que Danilo morou quando jogava pelo Vasco da Gama, nos idos de 1950/60.

E Danilo se animou todo. “Puxa, vou poder visitar vários amigos que fiz no prédio que morei”, pensou o Gringo enquanto desarrumava a mala.

Alojou a rapaziada. Deu as últimas instruções. “Niguém sai, nada de praia, sol, é concentração. Vou rever uns amigos e volto na hora do almoço”, e saiu...

Não deixe de ler esta matéria na íntegra, no Blog no Ataque de Edmo Sinedino.



sexta-feira, 22 de abril de 2011

UMA BARBA DE MEIO MILHÃO DE REAIS

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), tomou uma decisão importante nesta quinta-feira (21), durante participação em um evento social. Ele anunciou para uma plateia de centenas de empresários que vendeu suaa barba por R$ 500 mil, para a Procter & Gamble, proprietária da marca Gillete. O dinheiro arrecadado com a venda será doado ao Instituto Ayrton Senna.



O governador também informou que vai tirar a barba depois de 34 anos, mas não confirmou como vai ser feita a negociação nem se vai participar de um comercial da empresa. "Vou vender minha barba para a Gillette, mas esse dinheiro tem que ser investido aqui na Bahia", disse.

                                                                                    da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR

JESUS CRISTO ... "O HOMEM" !!!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

SONHO DA CNEC VAI FICANDO MAIS PERTO ... QUE DEUS NOS AJUDE!

Na última semana, dia 13, o Prefeito Babá esteve com a Deputada Federal Fátima Bezerra em Brasília. Na oportunidade, além de outros assuntos, foi encaminhados procedimentos referentes ao processo de recuperação da CNEC, quando foi protocolado documentação necessária para garantia dos recursos disponibilizados pelo mandato da Deputada Fátima Bezerra/PT. 

Com o sonho cada vez mais próximo resolvi reeditar aqui matérias do Blog de Miguel, que relatam um parte desta história para compra do prédio e reforma da CNEC, construídas na atual gestão: 

SUPERINTENDÊNCIA DA CNEC EM SÃO TOMÉ 21 Mar 2009.

Na última segunda-feira (16/03/2009) O Prefeito de São Tomé, Babá recebeu em seu gabinete a Superintendência Regional da CNEC, prof. Francisca.
Na oportunidade foram conversados os detalhes do processo de aquisição dos imóveis: transferencia, documentação, contrato etc.
A prefeitura vai desembolsar 160 mil reais de recursos próprios em uma aquisição histórica para o município. Todos sabemos o que representou a CNEC para as gerações de São Tomé, além do que aquela estrutura será muita bem vinda à educação municipal.
Todo o processo foi intermediada pela dep Fátima Bezerra que por sinal, conversou comigo ontem (seta-feira, 20/03) e reafirmou a destinação de uma emenda para a reforma do imóvel, cujo valor estamos negociando, mas partiremos de um patamar mínimo de 100 mil reais...
Sem dúvida este é um dos maiores feitos da Prefeitura nos últimos tempos.

comentários:

CNEC: EXCELENTE NOTÍCIA 08 Mar 2009

Ontem cedo fui informado pelo Prefeito Babá que a CNEC havia aceitado a proposta de compra apresentada pela prefeitura.
Aquele é um patrimônio que envaidece o nosso município e a deterioração do prédio principal entristice a cada um que passou por ali.
Este processo de negociação foi intermediado pela deputada Fátima Bezerra que se reuniu por duas vezes com o Presidente Nacional da CNEC ( o dep. fed. pelo RJ, Dr. Alexandre). Contudo, não podemos deixar de reconhecer que a determinação do prefeito Babá foi fundamental para se alcançar este objetivo.
Agora é trabalhar para vencer o processo burocrático e desde já buscar recursos para reforme que aliás, o própria dep. Fátima Bezerra já se comprometeu a ajudar...

Parabéns São Tomé...

NOVA CNEC 30 Out 2009

CNEC
A prefeitura corre contra o tempo para fechar o projeto de recuperação da CNEC... A dep. Fátima Bezerra, ontem, ao agradecer o título de cidadania sãotomeesnse, pediu agilidade por existir uma grande possibilidade de inclusão deste projeto no OGU 2009.

VISITA À CNEC 14 Mar 2009

Ontem realizei uma visita no prédio da CNEC juntamente com o secretário municipal de educação, Manoel amador.

Ao adentrar no imóvelfomos tomados por uma grande nostalgia, principalmente causa pelas condições em que se encontra o prédio, bem como pelas lembraças (boas) que trouxe a nós...

Entretanto podemos perceber que a situação não é tão grave o quanto imaginávamos...

Os principais problemas do imóvel são os seguintes:
a) Pouco problema de revestimento;
b) As infiltrações ocorrem principalmente no corredor de entrada e no subsolo abaixo do banheiro;
c) Os combogóis e as portas estão totalmente destruídos;
d) Da instalação elétrica, nada restou;
e) As estruturas dos pilares a grosso modo, não estão muito danificadas;

A quase totalidade destes problemas forma causados por saques e/ou vandalismo. É uma pena.

A seguir algumas fotos da Escola...

REFORMA DA CNEC 04 Nov 2009

O Gabinete da Deputada Federal, Fátima Bezerra, entrou em contato, ontem, de Brasília, solicitando informações sobre a reforma...
A deputada está articulando recursos da ordem de 400 mil reias somente para a recuperação do imóvel...

Hoje, segundo conversou comigo ontem, o Prefeito Babá está em Natal dando os encaminhamentos do projeto...

Essa será um das mais importantes conquistas desta administração... Por isso deve ser tratado com todo carinho...
Agora, é aguardar os próximos passos para que o sonho passe a ser realidade, revitalizando histórias e criando um novo marco na educação de nosso município. 

neves disse...
Fico muito feliz com essa notícia. Afinal, esse prédio é um patrimônio da nossa cidade. Nele vivemos experiências inesquecíveis, fizemos amigos, aprendemos, fomos educados. Palco onde o conhecimento aconteceu para muitas pessoas, ele faz parte da memória e da identidade de toda uma comunidade. E agora, pelo valor que ele agrega e pelos esforços de pessoas comprometidas com esses valores,o prédio da Escola Cenecista Tomaz Barbosa de Moura será preservado. Ainda bem. Mª das Neves Calixtro. P.S. Parabéns pelo blog, Miguel. Abraço.

QUAIS AS PRINCIPAIS AÇÕES QUE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZOU EM 2011?

Já está no BLOG o MONITORAMENTO Nº 2 - DIVULGAÇÃO DO MONITORAMENTO NÚMERO 2 DO PLANO DE METAS E AÇÕES, PROPOSTO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO TOMÉ PARA O ANO 2011.

a) Realização de cursinho preparativo de alunos egressos do ensino médio para o ENEM, vestibular e concursos, através de um convênio com o CDF. EM ANDAMENTO. Pré-inscrições realizadas. Mais de 300 inscritos. Os procedimentos finais estão sendo efetivados. O curso terá sua abertura em maio.
                                                                   
Confira monitoramento completo no Link ao Lado - METAS E AÇÕES SEC EDUC 2011.

COMEÇA A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE EM TODO PAÍS

A vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira(25) e vai até 13 de maio em todo país.

QUEM SERÁ VACINADO?

idosos;

indígenas;

crianças até 2 anos;

gestantes e

profissionais da saúde.

Sábado, Dia 30, é o DIA D  de Vacinação contra a gripe e influenza.

                                                                                                                                       Portal Brasil


quarta-feira, 20 de abril de 2011

SEMINÁRIO DO PAR LEMBRA CONQUISTAS E APONTA CAMINHOS PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

A Secretaria de Educação de São Tomé realizou, hoje, dia 20,  seminário para debater o PAR - Plano de Ações Articuladas do município referente ao período 2011-2014.

Na oportunidade foi feita uma avaliação sobre a formulação e execução do plano em vigência, apresentadas proposições gerais para o PAR 2011-2014 e definidos os membros do governo e da sociedade que comporão o comitê municipal do PAR.

No mesmo evento foram selecionados os membros que comporão o Fórum Municipal da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e a Comissão Municipal de Elaboração do Plano Municipal de Educação.

O PAR constitui-se num relevante instrumento de planejamento das políticas públicas na área da educação e foi criado em 2007, no âmbito do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação Nacional) do governo federal.

O PAR é um instrumento essencial na relação dos municípios e estados com a União, tendo em vista que a expressiva maioria dos convênios e programas do governo federal exige a previsão de metas e ações no PAR dos respectivos entes federados.
 
A equipe responsável pela elaboração do plano o fará nos dias 2, 3 e 4 de maio nas dependências da Secretaria Municipal de Educação.

O evento foi muito proveitoso e lançou bases para a elaboração do novo PAR, garantindo a participação popular e a democratização das questões educacionais no município. 

Em breve será publicado aqui os nomes dos indicados para participarem dos referidas comissões. Observo que a pluralidade é uma característica das comissões constituídas.

Parabéns a todos e todas que participaram e puderam opinar, debater, apontar, refletir, ensinar, aprender ...  

Fotos: Eciene Araújo / São Tomé Informes

MAIS UM GIGANTE VAI AO CHÃO!!! VAI?!

O Departamento de Estradas de rodagens do Rio grande do Norte divulgou nesta terça-feira (19) na edição do Diário Oficial do Estado, o contrato de concessão para demolição e remoção dos estádios Machadão e Machadinho.

De acordo com a publicação, o contrato orçado em R$400 milhões será utilizado para a construção, manutenção e gestão operacional do Estádio das Dunas, durante 20 anos.

De acordo com o secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa no RN (Secopa), Demétrio Torres, o processo de demolição do estádio vai ocorrer por meio de um processo mecânico, sem que haja a necessidade de explosivos.

A partir da utilização de equipamento vibratórios, todo o concreto será destruído para a construção do Arena das Dunas, porém ainda esta sendo estudado a maneira de se efetivar a ação.
 
“Temos um prazo de 90 dia para regulamentar as licenças necessárias, a relocação das secretarias e definir a melhor técnica para se aplicar no local. Agora é o momento de aguardar o tramite burocrático”, informou o secretário.
                                                                                            Fonte: FEMURN

segunda-feira, 18 de abril de 2011

ABERTA INSCRIÇÃO PARA PEDIR ISENÇÃO PARA VESTIBULAR 2012 UFRN

Disponibilizado o formulário de inscrição para solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição.

Estudante, acesse aqui o formulário de isento e faça sua inscrição: http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/psanteriores/ps2012/isencao.php

domingo, 17 de abril de 2011

CHEIO DE MANGUAÇA, AÉCIO NEVES DESRESPEITA LEI E TEM CARTEIRA DE HABILITAÇÃO APREENDIDA


O senador Aécio Neves (PSDB-MG) teve sua carteira de habilitação apreendida por estar vencida e também se recusou a fazer o teste do bafômetro ao ser parado numa bliz da Lei Seca na madrugada deste domingo (17), no Rio de Janeiro.

DIÁLOGO ENTRE MIM E SECRETÁRIA DO MEC SOBRE A TV ESCOLA

Rapidíssimo diálogo que tive com Maria do Pilar Lacerda - Secretária de Educação Básica/MEC pelo twitter.

Eu: @AmadorNeto:Acho que a TV ESCOLA deveria tratar de programas e ações do MEC e FNDE, voltados p/ estados e municípios. Pilar: @pilarlacerda Mas deve ser tv pública e não estatal.

sábado, 16 de abril de 2011

MIGUEL LIDERA LUTA NO TERRITÓRIO POTENGI PARA RETOMADA DAS OBRAS DA ESTRADA SÃO TOMÉ A CERRO-CORÁ

O Vice-Prefeito MIGUEL enviou para a coordenação do Programa Território da Cidadania Território Potengi, ofício em que solicita a realização de uma audiência pública na Assembléia Legislativa para discutir a obra de construção da estrada São Tomé - Cerro-Corá.

A proposta de realização desta audiência pública foi feita pelo próprio MIGUEL, na última reunião do território, realizada em São Tomé. A proposição foi acatada por todos os componentes do colegiado, em virtude da compreensão de que esta estrada é de grande importãncia para o crescimento e desenvolvimwento desta região.

A idéia é congregar forças  em torno desta idéia, por isto vários deputados serão contactados para que defendam a realização desta audiência pública, fortalecendo a luta em torno da necessidade da retomada urgente da realização deste grande sonho de nosso povo.

BINGO DO TRABALHADOR: DIA 30 DE ABRIL

O Bingo do Trabalhador de São Tomé acontece dia 30 de abril de 2011. O evento está sendo organizado pelo vice-prefeito MIGUEL, em parceria com o SINDICATO DOS PROFESSORES; SINDICATO DOS SERVIDORES; SINDICATO RURAL e FUMAC e conta com o apoio da Prefeitura; da Deputada Fátima Bezerra; SINTE Estadual; CUT; Cãmara de Vereadores, além de outros órgaõs e entidades, brevemente divulgados aqui no Blog.

As cartelas serão distribuídas na semana da realização do bingo pelos organizadores e colaboradores. As pessoas, portanto, receberão suas cartelas daquelas entidades e órgãos aos quais estão ligadas mais diretamente.

Pela programação o evento começa às 17 horas e acontecerá no pátio da matriz de nossa cidade. 

PREMIAÇÃO

1 GARROTE; 1 COMPUTADOR; 1 FORNO MICROONDAS;       1 SALÁRIO MÍNIMO E 1 FOGÃO.

SORTEIO

SACOLÕES; VENTILADOR; LIQUIDIFICADOR; FERRO DE PASSAR; SANDUICHEIRA.


Mais uma vez, o Bingo do Trabalhador será um grande sucesso. Parabéns aos organizadores e colaboradores!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

SALÁRIO MÍNIMO SUBIRÁ PARA 745 REAIS

 A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2012, encaminhada hoje ao Congresso Nacional para votação, prevê crescimento real do PIB de 5% em 2012 e 5,5% nos dois anos seguintes e projeta, para 2011, alta de 4,5%.

Assim informou nesta sexta-feira (15/4) a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, em entrevista coletiva concedida em Brasília (DF). Já para a inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) a estimativa é de 4,5% em 2012, ante 5% para 2011.


De acordo com as projeções dos Ministérios do Planejamento e da Fazenda, que nortearam o projeto de lei, o salário mínimo deve subir dos atuais R$ 545,00 para R$ 616,34 em 2012; R$ 676,35 em 2013 e R$ 745,66 em 2014.                                                          Fonte: Blog do Planalto




TERRITÓRIO DO POTENGI PRIORIZA MATADOUROS e BANDA LARGA

O Território da Cidadania Potengi reuniu-se na última quinta-feira em São Tomé para discutir a aplicação de recursos, para o ano de 2011. Na oportunidade foram apresentados projetos regionais, dentro dos critérios delineados pelo programa.
O Territórios da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.

O Território da Cidadania Potengi - RN abrange uma área de 2.787,00 Km² e é composto por 11 municípios: Bom Jesus, Riachuelo, Santa Maria, São Paulo do Potengi, São Tomé, Senador Elói de Souza, Barcelona, Ielmo Marinho, Lagoa de Velhos, Ruy Barbosa e São Pedro.


A população total do território é de 79.799 habitantes, dos quais 36.529 vivem na área rural, o que corresponde a 45,78% do total. Possui 5.224 agricultores familiares, 1.124 famílias assentadas e 4 comunidades quilombolas. Seu IDH médio é 0,62.


Dentre os principais projetos apresentados estão a construção de matadouros públicos semi-regionalizados; elaboração de projeto técnico para construção de barragens no Rio Potengi; implantação de projeto internet banda larga em todo território e construção de um plano territorial educacioal, com ênfase na construção dos planos municipais de educação e implantação da internet banda larga.

O vice-prefeito MIGUEL, representante do executivo municipal no território, apresentou, dentre outras, a proposta para realização do projeto para construção do acude da Barra, como também o projeto do matadouro.

Além disso foi tirado como encaminhamento central da reunião, também apresentado por MIGUEL, a solicitação da realização de uma audiência pública na Assembléia Legislativa, visando pressionar o governo do estado a retomar as atividades de construção da estrada São Tomé – Cerro-Corá.

Conforme a avaliação dos presentes, as propostas apresentadas foram extremamente convicentes e coerentes com a proposta do programa: regionalizadas, ambientalmente sustentáveis e fincnceiramente exequíveis. Excelente reunião.

Estavam representado São Tomé: VICE-PREFEITO MIGUEL; VEREADOR EMERSON ; MAURENICE E JOÃO MOREIRA DO SINDICATO RURAL;  ANTÔNIO MATIAS DA AGRICULTURA e SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO MANOEL AMADOR.

A definição final dos projetos acontecerá na próxima reunião, que acontecerá no município de Barcelona, onde serão apresentados os projetos, órgãos proponentes e votadas as prioridades do território. 

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Salário e formação de professores serão as principais metas do novo Plano Nacional de Educação, diz Haddad


O ministro da Educação, Fernando Haddad, considera como principais metas do novo PNE (Plano Nacional de Educação) aquelas que estão relacionadas à formação e à remuneração de professores. “Se fosse apontar as metas que mais dialogam com os principais problemas da educação brasileira, diria que são as metas relacionadas ao magistério, no que diz respeito à formação e à remuneração”, afirmou na quarta (13) o ministro, após participar de audiência pública sobre o PNE, na Assembleia Legislativa de São Paulo.


MINISTÉRIO DOS ESPORTES PARABENIZA DESEMPENHO DO PELC EM NOSSA CIDADE

O Ministério dos Esportes parabenizou o desenvolvimento do PELC (Programa de Esporte e Lazer) de São Tomé. O reconhecimento deu-se hoje, 14/04, em evento na capital do estado, quando uma representante do Ministério que está mininstrando uma formação para os monitores do programa fez uma avaliação excelente do programa no município.

A afirmação foi feita após visita in locu ao município, ocorrida, ontem, 13, quando estiveram aqui representantes do programa a nível estadual e federal, além de monitores e coordenadores de outras cidades do Rio Grande do Norte.

Na abertura do semana de formação dos monitores e coordenadores do programa o vice-prefeito MIGUEL esteve presente, juntamente, com o grupo de São Tomé e representou os municípios na solenidade de abertura que aconteceu no IFRN da Rio Branco.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA SEMINÁRIO PARA DEBATER O PAR-PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS

A Secretaria de Educação de São Tomé realiza seminário para debater o PAR - Plano de Ações Articuladas do município.

Segue ofício circular, que convida a sociedade a participar deste importante momento da educação municipal:

Ofício Circular nº 17/2011                                       
                                                  São Tomé-RN, 14 de abril de 2011

Assunto: Elaboração do PAR 2011-2014

Senhores e Senhoras

1 – Dirijo-me a vossa senhoria, por meio deste, com o objetivo de convidar-lhe para participar de um seminário acerca do PAR (Plano de Ações Articuladas), que será realizado no dia 20 de abril do corrente ano, na Câmara de Vereadores desta cidade, com abertura prevista para as 08h00min.

2 – Na oportunidade será feita uma avaliação sobre a formulação e execução do plano em vigência, apresentadas proposições gerais para o PAR 2011-2014 e definidos os membros do governo e da sociedade que comporão o comitê municipal do PAR.

3 – Também neste evento serão selecionados os membros que comporão o Fórum Municipal da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e a Comissão Municipal de Elaboração do Plano Municipal de Educação.

4 – O PAR constitui-se num relevante instrumento de planejamento das políticas públicas na área da educação e foi criado em 2007, no âmbito do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação Nacional) do governo federal.

5 – Atualmente é um instrumento essencial na relação dos municípios e estados com a União, tendo em vista que a expressiva maioria dos convênios e programas do governo federal exige a previsão de metas e ações no PAR dos respectivos entes federados.

6 – Desta forma faz-se necessário que apontemos soluções e reflitamos coletivamente sobre a formulação e execução do PAR, em função de sua repercussão concreta nas políticas públicas municipais no setor educacional.  

Atenciosamente,

Manoel Amador Soares Neto
Secretário de Educação

terça-feira, 12 de abril de 2011

Mais da AGENDA DA SEMANA 11 - 15 DE ABRIL

Quarta-feira dia 13: Reunião da Rede de Serviços Socioassistenciais de São Tomé, às 8 hs, no CCI. Reunião confirmada.

Realização: CRAS e SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Muito importante!

Banco do Nordeste recebe inscrições para talentos universitários


O Banco do Nordeste está com inscrições abertas até o dia 30 de maio para o 10º Prêmio BNB de Talentos Universitários, como parte dos eventos comemorativos do aniversário da Instituição a se realizar no dia 19 julho, durante o Fórum BNB de Desenvolvimento.

A iniciativa visa estimular os jovens do ensino superior a contribuírem com sugestões inovadoras para a discussão sobre o desenvolvimento sustentável do Nordeste.

Serão premiados os três primeiros colocados: o 1º lugar receberá R$ 2.000,00; o 2º, R$ 1.500,00; e o 3º, R$ 1.000,00. Os interessados devem estar cursando o último ano de graduação ou ter concluído o curso em 2010, nas áreas de Economia, Comércio Exterior, Agronomia, Turismo e Sociologia, em qualquer universidade pública ou privada do Nordeste, reconhecida pelo MEC. Cada candidato poderá inscrever apenas uma monografia.
InscriçõesAs inscrições devem ser feitas mediante o envio de três cópias impressas e uma em CD da monografia, além do comprovante de que o candidato está matriculado em curso de graduação ou de que concluiu o curso de graduação no ano de 2008, com data de postagem no correio até o dia 30 de maio de 2011, para o seguinte endereço:

BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A ESCRITÓRIO TÉCNICO DE ESTUDOS ECONÔMICOS DO NORDESTE-ETENE PRÊMIO BNB DE TALENTOS UNIVERSITÁRIOS Av. Pedro Ramalho, 5700 – Bloco A2 – Térreo
CEP: 60.740-000 – Fortaleza – Ceará

QUANTO CUSTA ALGUMAS BARATAS? O PÂNICO NA TV ESTÁ CIENTE

Mais um processo para a coleção do Pânico na TV!. A atração dominical da Rede TV! acaba de perder no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, no processo movido por uma mulher - sem identidade revelada - que foi alvejada com baratas vivas - jogadas por um humorista do programa - quando passada pela rua.


O Pânico foi condenado a pagar indenização por dano moral no valor de R$ 100 mil pela brincadeira de mau gosto.


O STJ, na verdade, manteve a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que já havia condenado o canal. Mas a indenização caiu de R$ 275 mil de antes para R$ 100 mil, valor que repara também a veiculação de imagens da transeunte no programa feita sem autorização.
                                                                                                   Fonte: R7 


PREFEITURA COMEÇA CADASTRAR AGRICULTORES PARA COMPRAR PRODUTOS PARA MERENDA ESCOLAR

A Prefeitura de São Tomé, por meio da Secretaria de Educação, iniciou o cadastramento de agricultores/produtores para aquisição de produtos para a merenda escolar, originados da agricultura familiar.


O cadastramento teve início hoje, dia 12/04, e deverá ser realizado na Cozinha Alternativa e Secretaria de Educação.

Para cadastrar-se o agricultor precisa do CPF, Identidade, DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf)e apresentar projeto de venda.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

MOTORES DO DESENVOLVIMENTO DO RN: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Aconteceu nesta segunda feira, 11, o seminário Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, no auditório Otto de Brito Guerra, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), reunindo ministros, políticos e empresários, cientistas, professores e alunos, para discutir o tema Inovação e Tecnologia. Dentre os convidados destacaram-se o ministro Fernando Haddad, da Educação.

O tema da palestra de Fernando Haddad foi "Educação como Fator de Desenvolvimento". Para ele, o otimismo na educação se deve "porque a educação se tornou algo suprapartidário, ou seja, deixou de ser política de governo para se tornar uma política de estado".

Segundo Haddad, "os recursos agora estão chegando onde é mais necessário, sem olhar se o governador ou o prefeito é do partido A, ou B, ou C".

O ministro disse que nos últimos anos foram criadas 14 universidades federais novas, atuando em mais 126 municípios. "Além disso, também investimos mais em Institutos Federais, que têm uma importância estratégica, porque são uma inovação do ponto de vista pedagógico".

Fernando Haddad frisou que hoje o Brasil é o 10º país do mundo em produção de ciência. "Atualmente nós formamos 12 mil doutores ao ano e um número maior de mestres".

Mesmo assim, ele reforçou que os investimentos em Educação têm que ser prioridade, em todos os níveis. "A escola tem que estar aberta para todos e deve servir a todos. Por isso, no mínimo 7% do PIB será para investimento em educação pública".

O ministro também assegurou que vai investir recursos em ensino fundamental. "É preciso também se fazer a reforma do ensino médio", concluiu.



Alex RégisNeurocientista Miguel Nicolelis ressalta importância do trabalho desenvolvido em pelo instituto que comanda em NatalNeurocientista

"Todos os caminhos da ciência brasileira passam por Natal". A frase, muito aplaudida, foi dita pelo professor e cientista Miguel Nicolelis durante uma palestra no Motores do Desenvolvimento, evento promovido pela TRIBUNA DO NORTE e por parceiros no auditório da reitoria da UFRN.

Na palestra Avanços da Tecnologia e sua Implicações, o professor Nicolelis frisou que "inovação se faz com gente, com sonhadores, com loucos".

"O Brasil retomou o processo de formação dos seres humanos, mas é preciso investimentos estratégicos, que vão desde o pré-natal da mãe, até o inventor brasileiro", disse o neuro-cientista na tarde desta segunda-feira (11).

Miguel Nicolelis falou que para isso dar certo, é preciso investimentos públicos e privados em educação inovadora. "O maior cientista brasileiro, Alberto Santos Dumont, nunca foi à escola formal. Ele apenas sonhou que queria voar, acreditou nesse sonho e lutou para que esse sonho desse certo".

"A Finep precisa de apoio de toda a sociedade brasileira para poder investir em gente. Estamos acostumados a financiar, infelizmente, projetos pequenos. As pessoas não podem ter medo de falhar na busca pelo impossível. É preciso capacitar os nossos sonhadores", disse o cientista.

Nicolelis aproveitou a palestra para explicar como vai funcionar o campus do Cérebro, em Macaíba. "Tudo isso vai começar com o acompanhemento das gestantes em Macaíba. Em seguida, essas crianças irão à escola Lygia Maria, que inicialmente terá capacidade para 1.200 alunos, chegando a 5 mil alunos ao final. E podem se preparar: em pouco tempo a UFRN será povoada por alunos de Felipe Camarão, Cidade Nova, Macaíba e de toda a periferia. Eu quero estar vivo para ver isso", falou, emocionado.

O professor Miguel Nicolelis disse ainda que as crianças serão avaliadas pelo que o que chamou de "método do sorriso", que "mede o índice da felicidade". "Você tem medir a educação pelo grau de felicidade que produz no indivíduo. Ele tem que se libertar de seus medos, suas angústias. Isso formará uma educação verdadeira. Isso vai mudar não só o Brasil, mas o mundo. Apostar no imposível às vezes dá certo", concluiu.

Nobel
Após a palestra, Nicolelis participou de um debate, respondendo a questionamentos da plateia presente no auditório da Reitoria da UFRN. Uma delas se referia a uma possível indicação dele ao Prêmio Nobel de Física. "Isso é uma política estratégica de ciência. Quem sabe um dia isso não ocorre?", indagou.


O vice-prefeito de São Tomé, MIGUEL e Eu, estivemos no evento, especialmente, no período da manhã, quando acompanhamos, dentre outras falas, a brilhante palestra do Ministro da Educação Fernando Haddad.

sábado, 9 de abril de 2011

Nenhuma escola é ilha / Por Ana Flávia Ramos, professora e historiadora pela Unicamp

 

Tragédias como a ocorrida na Escola Municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro, sempre provocam grande comoção pública, indignação e, obviamente, tristeza pelas muitas crianças perdidas no atentado.

Além desses sentimentos, tais fatos provocam também um grande tsunami de “especialistas”, mobilizados em velocidade estonteante pela mídia, para dar laudos e explicações quase matemáticas sobre as motivações do assassino.

O atirador Wellington Menezes de Oliveira, segundo as informações desses “cientistas da tragédia” (que variam de “criminólogos” a policiais militares), era tímido, solitário, filho adotivo, “usuário”
constante do computador (a “droga” dos tempos modernos segundo os “analistas”), ateu, islâmico, fanático, fundamentalista, portador do vírus da AIDS e, provavelmente, vítima de bullying na escola.

Certamente não há como contestar que todo ato humano, e por isso histórico, se explica a partir da análise de uma cadeia de relações complexas. Como digo aos alunos, nada tem resposta simples e direta.

Entretanto, o tipo de questão levantada para entender o terrível ato de Wellington Menezes de Oliveira diz muito mais sobre nós mesmos do que sobre ele. Todos os nossos preconceitos estão embutidos nessas respostas.

De fato, não sabemos, e talvez nunca saibamos, por que exatamente ele atirou contra cada uma das crianças (em sua maioria meninas), assim como não sabemos sobre as reais motivações dos muitos atentados como esse, ocorridos em países como Estados Unidos e Dinamarca. Mesmo depois de tudo o que se discutiu, ainda é difícil, por exemplo, explicar Columbine (abril de 1999).


Uma das coisas que mais tem me chamado a atenção é a recorrência da explicação que elege o bullying escolar como um dos fatores que podem desencadear esse tipo de ato violento. A explicação não é nova, Columbine é prova disso.

Há mais de dez anos atrás, dois meninos entram em uma escola, de capa preta (quase como em um filme hollywoodiano) e atiram em seus colegas. “Especialistas”, gringos agora, se apressam em dizer as razões: divórcio nas famílias, videogames, filmes violentos, Marilyn Manson, porte de armas facilitado e, como não poderia faltar, bullying na escola.


É inegável que o bullying é uma realidade. É indiscutível que ele é extremamente nocivo e doloroso aos alunos que sofrem com ele. É evidente que há urgência em iniciar um debate para saber como sanar o problema. Mas a pergunta que fica é: o que de fato é o bullying? Ele é um sinal (histórico) de que? E ainda mais: ele é um problema restrito à escola? Por que os alunos são tão cruéis com seus colegas?

Michael Moore, cineasta norte-americano explosivo, tentou dar a sua interpretação para o atentado de Columbine com o documentário Bowling for Columbine (2002).  Moore, ao invés de repetir os clichês da mídia, foi implacável na destruição do senso comum das justificativas moralistas para o evento. Item por item, desde a desagregação da família, Manson, até a polêmica questão do porte de armas foram desconstruídos em sua narrativa.

O foco centrou-se em respostas muito mais interessantes, localizadas não nos dois jovens assassinos, mas na sociedade americana. O imperialismo militarista dos Estados Unidos, a ação violenta em outros países, a política do medo (incentivada pelo Estado e pela grande mídia), que reforça e superestima dados sobre a violência urbana, sobre o fim de mundo, e, principalmente, a intolerância com todo tipo de diferença. Racismo, preconceito, homofobia, conflitos religiosos e luta de classes são só alguns dos ingredientes do caldeirão de ódios em que se transformou a sociedade americana.


Como crescer no Colorado, na “livre” América, e não ser conspurcado por esses valores? Como não idolatrar armas e achar que elas são um meio prático de solucionar problemas? Como viver imune a uma sociedade individualista, capitalista, que divide os seus cidadãos o tempo todo em “winners” e “losers”?

E mais ainda, como não se deixar levar por uma sociedade que até hoje não consegue lidar com a diferença entre brancos e negros? Uma sociedade que até os anos 1960 não oferecia direitos, oportunidades e tratamentos iguais a todos os seus cidadãos, tem o que para oferecer ao pensamento dos estudantes?

Os americanos, ainda hoje, estão preparados para o respeito à diferença? A relação que eles mantêm com os muçulmanos diz muito. Definitivamente a liberdade e o respeito ainda não se transformaram em uma unanimidade por lá.

É claro que mesmo Moore não chega a dar respostas definitivas sobre a questão. E mais ainda: é evidente que ele considera a forma pela qual a instituição ESCOLA trata seus alunos (hierarquias e classificações hostis), ignorando muitas vezes o bullying, tem sua responsabilidade no massacre. Assim como é nítido que a venda facilitada de armas e munição são coadjuvantes importantes da história.

Mas Moore foi corajoso ao lançar em cada um dos americanos a responsabilidade da tragédia e discutir aquilo que ninguém teve coragem (ou má fé) de fazer. Nem a mídia, nem o governo, nem a sociedade. É preciso encarar os “monstros”, com franqueza, e não apenas “satanizar” o ambiente escolar, para dar algum significado para esses eventos.


Ontem no Terra Magazine o antropólogo Roberto Albergaria afirmou que a mídia e a sociedade brasileira desejavam o impossível: explicações para um “desvario sem significado”. Segundo ele, o que Wellington Menezes praticou foi o que os estudos franceses chamam de “violência pós-moderna”, caracterizada por uma ruptura irracional, sem explicação.

De fato, talvez tenha sido um “ato irracional”, fruto de um momento de insanidade. Mas acredito que esse tipo de resposta não nos ajuda a resolver coisas importantes sobre nós mesmos. A tragédia no Realengo, a meu ver, pode e deve ser início de um debate importante sobre a nossa sociedade.

A tragédia na escola do Rio de Janeiro acontece num contexto bastante relevante. Em outubro de 2009, Geyse Arruda foi hostilizada por seus colegas de faculdade porque, segundo eles, ela não sabia se vestir de modo “apropriado” para freqüentar as aulas. Em junho de 2010, Bruno, goleiro do Flamengo, é suspeito de matar a ex-namorada, Elisa Samudio, por não querer pagar pensão ao filho. Suposta garota de programa, Samudio foi hostilizada na opinião de muitos brasileiros. Após rompimento, Mizael Bispo, inconformado, mata sua ex-namorada Mércia Nakashima em maio de 2010.

Em novembro de 2010, grupos de jovens agridem homossexuais na Avenida Paulista, enquanto Mayara Petruso incita o assassinato de nordestinos pelo Twitter. E mais recentemente, em cadeia nacional, Jair Bolsonaro faz discurso de ódio contra homossexuais e negros. Tudo isso instigado e complementado pelo discurso intolerante, preconceituoso, conservador e mentiroso do candidato José Serra à presidência da República. A mídia? Estava ao lado de Serra, corroborando em suas artimanhas, reforçando preconceitos contra Dilma, contra as mulheres e contra os tantos mais “adversários” do candidato tucano.


Wellington matou mais meninas na escola carioca. Se, por um lado, jamais saberemos as reais razões que o fizeram agir dessa forma, por outro sabemos o quanto a sociedade brasileira tem sido, no mínimo, indulgente com atos de intolerância, machismo, ódio e preconceito contra mulheres, negros e homossexuais.

Se não há uma ligação direta entre esses diversos acontecimentos, eles pelo menos nos fazem pensar o quanto vale a vida de alguém em um contexto de tantos ódios? Quantas mulheres morrerão hoje vítimas do machismo?

Quantos gays sofreram violência física? Quantos negros sentirão declaradamente o ódio racial que impregna o nosso país? O que é o bullying se não o prolongamento para a escola desse tipo de mentalidade? Quantas pessoas apoiaram as declarações de ódio de Bolsonaro via Facebook? Aquilo que acontece no ambiente escolar nada mais é do que um microcosmo do que a sociedade elege como valores primordiais.

E o Brasil, que por tanto tempo negou a “pecha” de racista e preconceituoso, vê sua máscara cair. Não adianta culpar o bullying, achando que ele é um problema de jovens, um problema das escolas.

Não adiante grades e detectores de metal nas entradas ou a proibição da venda de armas. Como professora, sei que o que os alunos reproduzem em sala nada mais é do que ouviram da boca de seus pais ou na mídia.

Não adianta pedir paz e tolerância no colégio enquanto a mídia e a sociedade fazem outra coisa. Na escola, o problema do bullying é tratado como algo independente da realidade política, econômica e social do país.

Mas dá pra separar tudo isso? Dá pra colocar a questão só em “valores” dos adolescentes, da influência do malvado do computador ou dos videogames? Ou é suficiente chamar o ato de Wellington de uma “violência pós-moderna” sem explicação?

 Das muitas agressões cotidianas, a da escola do Realengo é apenas uma demonstração da potencialidade de nossos ódios. A única coisa que me pergunto é: teremos a coragem de fazer esse tipo de discussão?

                                                                 Artigo extraído do site "Vi o Mundo"