sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O SUCESSO DO "JUSITÇA E ESCOLA" EM SÃO TOMÉ

O município de São Tomé, localizado a 116 km de Natal, é famoso pela hospitalidade de seus quase 11 mil habitantes e foi assim, de portas abertas, que a cidade recebeu o Programa Justiça e Escola, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.


Durante os dois dias da ação formativa (26 e 27 de outubro), cerca de 180 educadores da rede municipal de ensino serão capacitados na metodologia do “o caráter conta” que trabalha a formação do cidadão a partir de seis pilares: sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania.

 
A Escola Municipal Monsenhor Manoel Pereira da Costa foi escolhida para receber a capacitação e cada sala recebeu o nome de um dos pilares, decoração com a cor correspondente ao pilar e equipamentos como condicionadores de ar, data show e notebook.


A desembargadora Maria Zeneide Bezerra, coordenadora do Programa, fez questão de visitar cada uma das salas e se surpreendeu com o capricho e zelo empregados pelo prefeito da cidade, Anteomar Pereira, e toda sua equipe. “Nunca vi nada assim, já percorremos várias cidades, mas nenhuma cuidou tão bem dos detalhes e se preocupou com o bem estar dos professores como São Tomé, é um exemplo a ser seguido”, comentou a desembargadora.

 
Durante a cerimônia de abertura, a mesa foi composta pelo prefeito da cidade, Anteomar Pereira, e o seu vice, Miguel Salustino; pelo presidente da câmara, vereador José Miguel Junior; pelo secretário de educação do município, Manoel Neto e pela desembargadora Maria Zeneide Bezerra que na ocasião representou a presidente do TJRN, desa. Judite Nunes.


A abertura contou com a apresentação de pastoril das crianças do Peti (Programa de erradicação do trabalho infantil) e com a Banda Filarmônica de São Tomé. O secretário municipal de cultura, José Alcivam, homenageou a desembargadora cantando o “xote dos pilares” e em nome da cidade ofereceu uma coletânea de cordéis e artesanato local para a desembargadora Maria Zeneide e para o Major Carlos Leão, que na oportunidade representou todos os formadores do Programa.

O prefeito, em seu discurso, falou da sua alegria em receber o Justiça e Escola em São Tomé e de como para ele é essencial contribuir com a formação de cidadãos conhecedores de seus direitos e deveres. Ele falou de seu encantamento pelo projeto no primeiro momento em que o conheceu e pediu a participação ativa de todos os professores para que possam assimilar ao máximo todo conhecimento que receberão, de modo a se tornarem multiplicadores na rede municipal de ensino que hoje conta com cerca de 2.600 crianças e adolescentes. 


Para o representante do executivo municipal, a iniciativa do TJRN em promover projetos como o Justiça e Escola e o Justiça na Praça demonstram que o Poder Judiciário é uma instituição que quer e já conseguiu se aproximar do povo e da sociedade.

A coordenadora do Programa, desa. Maria Zeneide, fez questão de apresentar a equipe responsável pela ação formativa, composta pelos servidores: Ana Luzinete da Silva, Carlos Eduardo Leão, Thereza de Lisieux Barros, Adilson Cordeiro, Humberto de Paiva Lucena, Denise Araújo e Silvana Claudia Costa.  


A desembargadora também parabenizou publicamente a prefeitura da cidade pelo cuidado e zelo na estrutura criada para receber o Programa, “estou deslumbrada com o que vi aqui, isso demonstra a preocupação do gestor com a qualidade da formação de seus professores”, comentou.

 
A desembargadora lembrou que a idéia de fazer um judiciário inovador surgiu na gestão do desembargador Osvaldo Cruz e que hoje o resultado disso pode ser visto com juízes e desembargadores em salas de aula e em praças públicas de todo estado, contribuindo ativamente com a sociedade, “temos que formar cidadãos a partir de nossas escolas, queremos ver transformação em nossos meninos e meninas, é isso que o TJRN quer com Programas como esse”, conclui.

                                                              Fonte: TJRN

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

"MONSENHOR EM CLIMA DE CLIMATIZAÇÃO"

A Escola Municipal Monsenhor Manoel Pereira da Costa está em "clima de climatização" ...

Conforme informamos anteriormente, todas as salas de aula receberam ar condicionado, melhorando consideravelmente o ambiente escolar.


Esta medida constitui-se em mais uma grande ação de nosso governo na área da educação, transformando pra valer as ondições estruturais de nossas escolas.

'Justiça e Escola' chega ao município de São Tomé

A presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargadora Judite Nunes, formalizou nesta segunda-feira (24) mais um convênio do projeto 'Justiça e Escola', uma parceria com o município de São Tomé, na região do Potengi. 


O documento foi assinado pelo prefeito da cidade, Anteomar Pereira, na condição de representante do município.


“Nós temos um prazer imenso de assinar parcerias como essa que é de muita relevância do ponto de vista social. 


Uma contribuição do Tribunal de Justiça à sociedade e com a consciência de que só iremos formar verdadeiramente cidadãos com atitudes dessa natureza”, assinalou a presidente do Poder Judiciário potiguar. 


A abertura do programa em São Tomé ocorrerá nesta terça-feira (25), às 18h, com a ação formativa de 180 educadores do município. 


Eles terão a oportunidade de conhecer a metodologia 'o caráter conta', um instrumento pedagógico que já conta com a adesão de educadores renomados e que dissemina na comunidade escolar o estudo dos “pilares do caráter”, que são a sinceridade, respeito, responsabilidade, justiça, zelo e cidadania.


A capacitação dos professores terá continuidade nos dias 26 e 27 deste mês.



“Nós conseguimos inserir todas as escolas do município neste projeto, que é de muita valia para a educação de São Tomé”, destacou o prefeito Anteomar Pereira. 


A desembargadora Zeneide Bezerra, coordenadora do Núcleo de Projetos ressaltou também que o 'Justiça e Escola' já atingiu com folga uma das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que é a de responsabilidade social.
                                                            Fonte:Site do TJRN

PROGRAMA JUSTIÇA E ESCOLA COMEÇA AMANHÃ EM SÃO TOMÉ

Foi assinado hoje, o documento que firma convênio entre a Prefeitura de São Tomé e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, referente ao Programa Justiça e Escola.


Estiveram presentes na solenidade de assinatura do convênio, o prefeito Babá, a Presidente do tribunal de Justiça desembargadora Judite Nunes, a coordenadora do Núcleo de Projetos do TJRN, desembargadora Zeneide Bezerra e Manoel Amador, Secretário Municipal de Educação.


O projeto será desenvolvido nos dias 25 (abertura, às 18hs); 26 e 27 de outubro, nas dependências da Escola Municipal Monsenhor Manoel Pereira da Costa.


Todas as escolas do município foram contempladas, e serão formados pelo projeto 185 profissionais do magistério.

domingo, 23 de outubro de 2011

VICE-PREFEITO MIGUEL LANÇA CAMPANHA NO TWITTER EM DEFESA DA RETOMADA DAS OBRAS DA ESTRADA SÃO TOMÉ-CERRO-CORÁ

miguel
Ontem teve inicio a jornada de atividades da semana de emancipação política de S Tomé... Abertura dos Jogos... os torneios iniciam amanhã...

miguel
As atividades em alusão à semana de emancipação se estenderão até domingo...
 
miguel
Mas aproveito hoje para lembrar da importante obra paralisada pelo gov.rosa.dem
 
 
miguel
seria bom que nós, twitteiros, lotássemos a caixa do twitter com ...
 
miguel
Uma semana de twittaço: queremos


miguel
Essa é uma luta de todos nós...
 
 
Saiba mais, seguindo  http://twitter.com/#!/miguel13_st ...
 

TABELA DOS JERNS EQUIPE DE SÃO TOMÉ

EE AMARO CAVALCANTE - S. TOMÉ  X  ROSA PIGNATARO - N. CRUZ - 24/10, 9:10.


CASTRO ALVES  X  EE AMARO CAVALCANTE - S. TOMÉ - 25/10, 9:10

EE ÉLIA BARROS - SGA  X  EE AMARO CAVALCANTE - S. TOMÉ - 26/10, 9:10


COLEGIO ATHENEU  X  EE AMARO CAVALCANTE - S. TOMÉ 27/10, 8:00.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

IMAGENS DA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA INDICAR OS CURSOS DO IFRN POTENGI EM SÃO TOMÉ


Erivam Diretor Geral IFRN Santa Cruz

Miguel Vic Pref de São Tomé

Sérgio Diretor IFRN Santa Cruz Exposição de Cursos
 

SÃO TOMÉ INDICOU 15 CURSOS P/ IFRN POTENGI

Reunidos, hoje, pela manhã, em audiência pública, realizada no Conviver, os Sãotomeenses indicaram 15 cursos para o IFRN POTENGI.



A audiência foi coordenada pelo Vice Prefeito MIGUEL e contou c/ a presença de aproximadamente 60 pessoas...



Estas audiências acontecerão em todos os municípios do Território, terminando numa grande audiência públlica, que acontecerá, provavelmente, no dia 18 de novembro, para definiição dos cursos, em São Paulo do Potengi.



Na última audiência, representantes de todos os municípios estarão presentes para deliberar sobre o assunto.



Queria parabenizar ao Vice-Prefeito MIGUEL, por chamar para São Tomé esta primeira audiência, demonstrando o excelente trabalho que ele realiza, no âmbito do Território da Cidadania do Potengi. 

BLOG DA FABRÍCIA DIVULGA REUNIÃO DE SÃO TOMÉ

A audiência pública realizada em São Tomé, hoje, dia , foi divulgada no Blog da Fabrícia ...


"Nesta quinta-feira, 20, às 9h, haverá Audiência Pública SãoTomé p/ indicar os cursos IFRN POTENGI, na perspectiva dos Sãotomeenses"...


terça-feira, 18 de outubro de 2011

QUAIS CURSOS DEVEM SER OFERECIDOS PELO IFRN DO POTENGI?

Nesta quinta-feira, 20, às 9h, haverá Audiência Pública SãoTomé p/ indicar os cursos IFRN POTENGI, na perspectiva dos Sãotomeenses.


Estarão presentes no evento Erivam e Sérgio (IFRN SANTA CRUZ), Dário(MDA) E JOHAN ADONIS(TERRITÓRIO DA CIDADANIA).


O evento é aberto a toda comunidade e será coordenado pelo vic pref . Participe!

DESFILE DA EMANCIPAÇÃO CONTARÁ COM 58 PELOTÕES

Continuando a organização do Desfile da Emancipação, aconteceu hoje, mais uma reunião, na Secretaria de Educação.



A reunião contou com as presenças das ESCOLAS; PETI; PROJOVEM; PELC; ESPORTE; ESCOTEIROS e do Secretário de Cultura José Alcivan, responsável pela coordenação geral das atividades da emancipação.



O desfile acontecerá às 15 horas do dia 28 de outubro, saindo da Praça Antônio Assunção, e contará com 58 pelotões. 


Na oportunidade foram discutidos também encaminhamentos, relativos ao Justiça e Escola e Jogos Estudantis. 

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

NA SEMANA DO MUNICÍPIO TEM OS JOGOS ESCOLARES

A Prefeitura de São Tomé, por meio da Secretaria de Educação- Coordenação de Esportes, realiza os Jogos Escolares 2011.


A abertura dos jogos acontecerá no dia 22 de outubro, com a apresentação de todas as equipes que irão participar do certame. 


As inscrições ocorrerão até a próxima sexta-feira, dia 20 de outubro, até às 13 horas, com Júnior Pipoca, na Secretaria de Educação. 


Os jogos são voltados para a classe estudantil do município, sendo que na categoria adulto do futsal será aberto para qualquer equipe.


Os jogos acontecerão nos dias 22 (abertura); 24; 25; 26 e 27. No último dia, 27/11, ficará restrito para os jogos finais, no turno da noite.


Durante o dia, as atividades esportivas, apenas para estudantes e projetos, ocorrerão no Estádio Rainel Pereira.



Trecho de um jogo do Torneio do Estudante 2010 ... http://13naweb.blogspot.com/2010/08/i-torneio-estudante-sec-educ-sao-tome_12.html

sábado, 15 de outubro de 2011

SAI O EDITAL DO CONCURSO PARA PROFESSOR DO ESTADO ...

A Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos - SEARH, em atendimento aos Ofícios números 123/2011 e 593/2011, por intermédio da Comissão Especial de Concurso Público - CECP, na pessoa da Presidente, designada pela Portaria nº 104/2011 - SEARH/RN, de 17 de agosto de 2011, publicada no Diário Oficial do Estado nº 12.525 de 18 de agosto de 2011, torna público a realização de Concurso Público para provimento de vagas atualmente existentes e das que vierem a surgir ou forem criadas durante o prazo de validade deste Concurso Público no cargo de Professor(a) nos componentes curriculares de: Arte, Biologia e Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia, Pedagogia para os anos iniciais do Ensino Fundamental e no cargo de Especialista - Suporte Pedagógico, do quadro efetivo de pessoal da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC/RN ,de acordo com a Lei Estadual nº 322/2006, de 11 de janeiro de 2006.


As Inscrições pela Internet estarão abertas de 17 a 25 de Outubro de 2011 às 23:59 hs pelo HORÁRIO DE BRASÍLIA.

Os Pedidos de Isenção de Taxa pela Internet estarão abertos de 17 a 18 de Outubro de 2011 às 23:59 h pelo HORÁRIO DE BRASÍLIA.

Taxa de Inscrição: R$ 50,00.


Para São Tomé estão disponíveis 16 vagas ...
 
AQUI O EDITAL nº 01/2011

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

COMEÇA O PAN 2011 ...

Transmissões exclusivas na REDE RECORD ...


Todas as informações no Site R7 ...

IFRN INICIA PROCESSO DE ESCOLHA DE CURSOS P/ O INSTITUTO DO POTENGI

Ontem em São Pedro aconteceu renião do colegiado do Território da Cidadania do Potengi. 
 
Representando São Tomé, estávamos João Moreira, Antonio Matias, Manoel Amador e eu...

O tema principal foi a metodologia de discussão dos cursos a serem oferecidos pelo IFRN. 
 
 Ficou decidido que será realizado um cíclo de audiencias públicas que passará por todos os municípios do território...

A prinmeira audiencia pública será realizado no próximo dia

As discussão serão balizadas no Plano de Desenvolvimento Territórial Sustentavel considerando todos os arranjos produtivos e potencias da região e na disponibilidade curricular do IFRN (composta por 12 eixos tecnológicos e mais de 90 cursos)...

Convidamos, portanto, toda a sociedade para participar desta fundamental ação... 
 
Informação transmitida pelo Vice-Prefeito MIGUEL na Comunidade Orkut São Tomé ...

PARABÉNS AOS PROFESSORES E PROFESSORAS ...

Parabéns Professores e Professoras de todo Brasil, em especial de São Tomé.

Ontem, em reunião realizada no SINTE, com as presenças de Babá e Miguel e representantes do SINTE foi concretizado o acordo para implantação integral da Lei do PISO.

A partir de dezembro, todos os professores de São Tomé receberão acima de R$ 1.070,00 ..

Alguns casos, em que os professores tem mais tempo de serviço, trabalham 40 horas e são especialistas, ultrapassará R$ 4.100,00.

Lógico, que ainda é insuficiente, mas estamos andando ...

Eu queria parabenizar, portanto, o prefeito Babá, pelo desprendimento em cumprir com mais este dever, ao vice-prefeito Miguel, pela grandiosa colaboração que dá ao prefeito Babá, visando encontrar caminhos para solução dos muitos problemas de São Tomé.

Para garantir o pagamento do PISO dos PROFESSORES, o município aplicará, conforme dados de uma subcomissão que elaborou um estudo sobre o impacto financeiro desta medida, nada menos que 77% dos recursos do Fundeb.

Parabéns, em especial, para TODOS os PROFESSORES e PROFESSORAS e ao SINTE, representado nesta última negociação por EMERSON, JAILSON, CHAGAS, GERALDA, VALDECI e VITÓRIA ...

Governo do Estado publica amanhã o Edital do concurso público para professor

O Governo do Estado publica no Diário Oficial deste sábado (15) o Edital do Concurso Público com a oferta de 3.500 vagas para professores e especialistas em Educação. 


As inscrições serão iniciadas nesta segunda-feira (17), e se estenderão até o dia 25 deste mês, através do site da Fundação Cesgranrio: www.cesgranrio.org.br. A Fundação Cesgranrio é a responsável pela execução total do concurso.

 

As provas serão realizadas no dia 20 de novembro nas cidades de Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.
A conclusão total do concurso está prevista para 28 de fevereiro de 2012, seguindo-se a convocação dos aprovados para o início do ano letivo.

 

Serão ofertadas 2.900 vagas para professores e 600 para pedagogos. A oferta contempla todos os componentes curriculares: Biologia, Ciências, Arte, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Química, Filosofia e Sociologia. A oferta também contempla vagas para professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

"Com a realização do concurso, o Governo está atendendo a uma antiga reivindicação da categoria e agindo para cobrir o déficit de professores em sala de aula nas escolas estaduais. 


Estamos também, com isso, dando mais qualidade ao ensino em nossas escolas", afirma a professora Betânia Ramalho, secretária estadual da Educação.

 

Considerando a dinâmica na rede estadual de ensino, que conta com 710 escolas, quase 20 mil professores e 310 mil alunos, as vagas disponibilizadas através do novo concurso deverão cobrir o déficit de educadores em sala de aula do Estado.

                                                                                                                        Fonte: PCI CONCURSOS

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

#RN203JÁ ...#RN203JÁ ...#RN203JÁ ...#RN203JÁ ...#RN203JÁ ...#RN203JÁ ...#RN203JÁ ...

O Vice-Prefeito MIGUEL reclamou, durante participação no Programa de Pedro Ivo na quinta, da falta de respeito do governo do estado para com o povo de São Tomé.

O principal motivo de uma nova reclamação é a paralisação das obras da estrada São Tomé Cerro Corá ...


Inclusive, MIGUEL criou uma hashtag no twitter, assim: @miguel13_st  #RN203JÁ ...


Galera do twitter, vamos usar esta hashtag e participar deste movimento pela continuidade das obras da estrada #RN203JÁ ...

PREFEITURA DE SÃO TOMÉ DISPONIBILIZA ÔNIBUS PARA ALUNOS REALIZAREM AS PROVAS DO ENEM

Após conversa com o Prefeito Babá, o  Vice-Prefeito MIGUEL me informou que a Prefeitura de São Tomé, através da Secretaria Municipal de Educação, disponibilizará o onibus e o micro- ônibus para os alunos que vão realizar as provas do ENEM 2011, nos dias 22 e 23.


Os candidatos interessados devem procurar a Secretaria de Educação, portando o Cartão de Inscrição, para confirmarem suas respectivas vagas nos transportes mencionados.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

MAIS ESTUDO, MAIS DINHEIRO, MELHORES SALÁRIOS ...


No Brasil, ter curso Superior resulta em um aumento de 156% nos rendimentos, de acordo com estudo divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 


Assim, um salário mínimo de R$ 545,00 subiria para quase R$ 1.400,00, por exemplo. E um salário que é de R$ 2 mil viraria R$ 5.120,00, para o profissional com nível Superior. Este é o mais alto índice entre todos os 30 países que foram pesquisados pela OCDE.


O levantamento aponta ainda que, entre as nações analisadas, um indivíduo que concluiu a Educação Superior recebe, no mínimo, 50% a mais do que uma pessoa com o Ensino Médio concluído.


De acordo com a OCDE, no Brasil, 68,2% dos indivíduos que completaram a universidade ou um programa avançado de pesquisa ganham duas vezes mais que a média de um trabalhador. 





 Os dados apurados pela entidade também mostram que, entre 2000 e 2008, o Brasil foi o país que mais aumentou gastos por aluno do Ensino Fundamental até o segundo ciclo do Ensino Médio, o equivalente a uma elevação de 121%. 


"O mundo reconhece que o Brasil fez, na última década, o maior esforço de investimento na Educação Básica, entre todos os países avaliados", destacou o ministro da Educação, Fernando Haddad, ao comentar resultados da pesquisa.



A Organização, no entanto, observou que está abaixo da meta o total do PIB brasileiro investido na Educação. 


O percentual do PIB destinado à Educação cresceu 1,8 ponto percentual, passando para 5,3%, em 2008; quando a média da OCDE ficou em 5,9%.



Dados da OCDE



- Estudo indica que ter curso Superior no Brasil eleva 156% os rendimentos do profissional.



- O levantamento coletou dados junto a 30 países; sendo o Brasil o que mais investiu em Educação Básica, entre 2000 e 2008.



- O crescimento do PIB brasileiro (passou para 5,3%) ficou abaixo da média da OCDE (5,9%).

                                                                                                                                         Fonte: UNDIME

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MIGUEL E EMERSON PARTICIPAM DE ENCONTRO COM A MINISTRA DOS DIREITOS HUMANOS

(A) Ministra Maria do Rosário fez, hoje, 5/out,  visita ao escritório político da Deputada Federal Fátima Bezerra em Natal...



O Vice-Prefeito MIGUEL e o Vereador Emerson participaram do encontro.

TÉCNICOS DE BRASÍLIA REALIZARÃO PESQUISA IN LOCU SOBRE O CENSO ESCOLAR 2011

Entre os dias 10 de outubro e 30 de novembro o Inep realizará a Pesquisa de Controle de Qualidade do Censo Escolar 2011. O objetivo é aprimorar ainda mais o processo de realização dos próximos Censos Escolares.


A pesquisa sobre controle de qualidade será realizada com base numa amostra nacional de escolas, de todo o país, definida estatisticamente de forma aleatória. O levantamento de dados será feito por profissionais devidamente credenciados pela empresa Datamétrica – Consultoria, Pesquisa e Telemarketing Ltda.


Na ocasião, os pesquisadores irão entrevistar o diretor, o secretário da escola e o responsável pelas informações prestadas durante a coleta de dados referente ao Censo Escolar 2011. Por isso, é importante que documentos como fichas de matrícula e diários de classe dos meses de abril, maio e junho estejam à disposição dos pesquisadores.


Dessa forma, é necessário que os Dirigentes Municipais de Educação saibam quais escolas participarão da pesquisa de qualidade e orientem os diretores para que tomem as devidas providências para a visita dos pesquisadores.

                                                                                                                                      Fonte: UNDIME

Macacos sentem e movem objetos virtuais usando apenas seus cérebros

Estudo publicado na revista Nature faz parte do Projeto Walk Again, cujas novas etapas ocorrem no Brasil, no IINN-ELS.


O laboratório de neurociências da Universidade de Duke, dos EUA, concluiu a segunda e penúltima etapa do Projeto Walk Again, cuja meta é fazer um jovem paraplégico dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014.


Pela primeira vez dois macacos conseguiram identificar a textura de objetos virtuais, além de mover um avatar usando somente a atividade do cérebro. Esta demonstração aconteceu em via de mão dupla, ou seja, entre o cérebro de um primata e um corpo virtual. O estudo foi publicado dia 5 de setembro, pela revista científica Nature.


O Projeto Walk Again, liderado por Miguel Nicolelis, é uma organização internacional, consórcio sem fins lucrativos, criada por uma equipe de cientistas brasileiros, americanos, suíços e alemães, que visa restaurar a mobilidade de corpo inteiro para os pacientes tetraplégicos.


Para tanto é utilizada  uma interface cérebro-máquina-cérebro, implementada em conjunto com um exoesqueleto robótico de corpo inteiro. A partir de 2012, o projeto será desenvolvido no Brasil, pela equipe do Instituto de Neurociências de Natal Edmond e Lilly Safra (IINN-ELS). A ideia é que o projeto seja concluído no Brasil, na cidade de Natal.


Os macacos, sem mover nenhuma parte do seu corpo real, usaram a atividade elétrica de seus cérebros para dirigir as mãos virtuais de um avatar até a superfície de objetos virtuais. Em contato, eles foram capazes de diferenciar as suas texturas, expressas como padrões de sinais elétricos, transmitidos por minuto para os cérebros dos macacos. Três diferentes padrões elétricos correspondiam a cada uma das três texturas de objetos diferentes.


Pelo fato de nenhuma parte do corpo real dos animais ter sido envolvida na operação desta interface cérebro-máquina-cérebro, esses experimentos sugerem que, no futuro, pacientes severamente paralisados devido a uma lesão da medula espinhal poderão tirar proveito desta tecnologia. E isto acontecerá não só para recuperar mobilidade, mas também para ter o sentido do tato restaurado.


“Com a nova etapa do estudo concluída, será possível a pacientes tetraplégicos aproveitar essa tecnologia não apenas para mover seus braços e mãos e voltar a andar, mas também para sentir a textura de objetos colocados em suas mãos, ou ter experiência com as superfícies do terreno sobre o qual eles passeiam com a ajuda de um exoesqueleto robótico", disse Nicolelis.


A interação entre o cérebro e um avatar virtual foi totalmente independente do corpo real do animal, pois os macacos não mexeram os braços nem as mãos de verdade. Eles sequer usaram sua pele real para tocar os objetos e identificar a sua textura. É quase como a criação de um novo canal sensorial, por meio do qual o cérebro pode continuar a processar a informação que até o experimento não eram mais capazes de realizar.

"O sucesso notável com primatas não-humanos é o que nos faz acreditar que os humanos poderão realizar a mesma tarefa com muito mais facilidade no futuro próximo", disse Nicolelis. "Esperamos que nos próximos anos, esta tecnologia ajude a restaurar uma vida mais autônoma para muitos pacientes que estão atualmente bloqueados, sem a capacidade de se mover ou ter qualquer sensação tátil", explica o neurocientista.



Os resultados fornecem novas evidências de que é possível criar um exoesqueleto robótico, para que pacientes paralisados possam explorar e receber feedbacks do mundo exterior. Tal exoesqueleto será diretamente controlado pela atividade cerebral voluntária do paciente, a fim de permitir que este se mova de forma autônoma. Simultaneamente, sensores distribuídos em todo o exoesqueleto geram um tipo de feedback tátil necessário para o cérebro identificar a textura, a forma e a temperatura dos objetos, assim como muitas características da superfície sobre a qual os pacientes andam.


O estudo teve como autores, além do Dr. Miguel Nicolelis, Joseph E. O'Doherty, Mikhail A. Lebedev, Peter J. IFFT, Katie Z. Zhuang, todos do Centro de Neurociência da Universidade de Duke, e Shokur Solaiman e Hannes Bleuler, da Escola Politécnica Federal da Lausanne (EPFL), em Lausanne, Suíça. Este trabalho foi financiado pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA.

Mais ... AQUI ...

terça-feira, 4 de outubro de 2011

CHAGAS FERNANDES É HOMENAGEADO ...

O Secretário Executivo do MEC, o Prof Chagas Fernandes foi homenageado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Socias, durante a realização do encontro nacional da ANPED, em Natal/RN.


O Professor Chagas esteve na II Conferência de Educação de São Tomé, quando realizou debate, juntamente c/ a Deputada Fátima Bezerra.

LOCAL DAS PROVAS DO ENEM 2011

Atenção! Estudantes que vão realizar as provas do ENEM 2011.


Os locais já estão definidos.


Confira aqui, usando o CPF e a Senha de Inscrição.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

MIGUEL LIDERA CORRIDA PARA PREFEITO DE SÃO TOMÉ

O Vice-Prefeito MIGUEL vem liderando a corrida para o pleito de 2012 no município de São Tomé:



1) Inicialmente, MIGUEL tem vencido todas as ENQUESTES realizadas na Comunidade Orkut de São Tomé.

 

A última enquete pergunta o seguinte: QUEM BABÁ DEVERIA APOIAR PARA PREFEITO EM 2012?

 

O resultado até o momento é o seguinte ...


MIGUEL ---------------69 votos (47%)
ESTRELA---------------39 votos (26%)
JÚNIOR---------------- 22 votos (15%
GUTEMBERG--------- 15 votos (10%)
 
2) Em julho último, o Blog do Wallace divulgou pesquisa em que

MIGUEL lidera o processo para 2012 com 44% dos votos.



Acho que isso é o reconhecimento pelas pessoas, do relevante papel

que MIGUEL vem jogando em prol do crescimento e

desenvolvimento de São Tomé.

domingo, 2 de outubro de 2011

PISO É LEI, VAMOS CUMPRIR E VALORIZAR O PROFESSOR

A Comissão que ficou formada, durante a reunião entre o SINTE e a PREFEITURA, onde estiveram presentes, o prefeito Babá, vice-prefeito MIGUEL e o Secretário Manoel Amador, iniciou seus trabalhos.


No primeiro momento estão sendo realizadas pesquisas a respeito de números e outros dados, e em seguida estaremos reunidos para tirar conclusões e apontar sugestões.


De acordo com o combinado na reunião PREFEITURA e Comissão do SINTE, no próximo dia 13 de outubro, haverá uma novo encontro, antes do Dia do Professor, para bater o martelo.


Esta medida é mais um passo importante que nosso governo dá em torno da valorização dos professores, e vem logo após a aprovação do novo Plano de Carreira do Magistério.

sábado, 1 de outubro de 2011

SÃO TOMÉ/RN, 1º DE OUTUBRO DE 2011

Outubro é o mês do aniversário de Emancipação Política do Município de São Tomé.


São 183 anos  ...


São Tomé localiza-se na zona fisiográfica do agreste na microrregião denomindada Borborema Potiguar Região Potengi, Semi-árido brasileiro, Rio Grande do Norte e foi fundada em 29 de setembro de 1928,  estando entre 30 municípios mais antigos do RN.

 Segundo dados da FEMURN, São Tomé foi o vigésimo nono município a emancipar-se no Rio Grande do Norte.
 
São Tomé possui atualmente, com base no Censo 2010, uma população de 10.827 hab; tem uma extensão de 862 quilômetros quadrados e densidade demográfica de 12,55.

Aqui habitam 5.436 homens e 5.391 mullheres, distribuídos por este extenso território, estando 5.941 pessoas na zona urbana e 4.886 na zona rural.
    


A História Oficial diz que São Tomé ...



Histórico 

"Com o território dividido em sesmarias, Francisco Diniz da Penha, requereu e obteve em 10 de janeiro de 1736, a Carta de Data e sesmarias do Pica-Pau. 

De posse da Data, Francisco Diniz edificou uma fazenda de gado, construiu as primeiras casas, estabeleceu as primeiras culturas e permaneceu em atividade ao longo do tempo, mesmo tendo sua área reduzida.

A povoação da região começou a acontecer de maneira esparsa, com várias prosperidade sendo instaladas. Um dos importantes proprietários da região foi José da Costa Vilarinho, que nos idos de 1758, possuía grande faixa de terra compreendida entre a Data Pica-Pau e a Pedra Preta, situadas nas proximidades do rio Potengi.
Mas o povoamento propriamente dito começou a existir a partir da Fazenda Barra, inicialmente pertencente ao Coronel Francisco de Araújo Correia. Mesmo dividida, no ano de 1870, e suas terras dispersas entre muitos donos, a Fazenda Barra veio a dar origem ao povoado de São Tomé.

Por volta de 1890, a localidade tinha uma casa comercial pertencente a Tomás de Moura Barbosa, chamada Bodega.

Em torno da Bodega de seu Tomás, foram construídas várias moradias e o povoado começou a tomar forma, aglutinando novas famílias interessadas no trabalho agrícola, na mobilização em torno do algodão e nas boas condições que o lugar oferecia para a criação de gado. 

Com o crescimento do povoado, os irmãos Inácio Bezerra de Melo e Francisco Antônio de Melo construíram uma capela a Nossa Senhora da Conceição, entre os anos de 1894 e 1896. 

Em 1922, São Tomé tinha escola, serviços públicos e seu centro populacional já contava com três ruas e muitas casas, devidamente enfileiradas.

O município de São Tomé foi criado pela Lei estadual nº 698, de 29 de outubro de 1928, desmembrado de Lajes, Macaíba, Santa Cruz e Currais Novos

Gentílico: são-tomeense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de São Tomé, pela lei estadual nº 698, de 29-10-1928, desmembrados dos municípios de Santa Cruz, Currais Novos, Lages, São Gonçalo e Macaíba. Sede no atual distrito de São Tomé. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1929.


Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decerto estadual nº 603, de 31-12-1938, é criado o distrito de Barcelona e anexado ao município de São Tomé.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 2 distritos: São Tomé e Barcelona.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.
Pela lei estadual nº 2331, de 17-12-1958, desmembra do município de São Tomé o distrito de Barcelona. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE.



O QUE É EMANCIPAÇÃO?


De acordo com o Dicionário Aurélio – Século XXI, a palavra emancipação (do latim emancipatione) significa o ato de emancipar (-se), alforria, libertação.








Parabéns ao Povo de São Tomé!