terça-feira, 1 de novembro de 2011

O ENEM É NOSSO

Queridos Estudantes ... Mais uma vez o Exame Nacional do Ensino Médio "passa por problemas", constatados no processo de aplicação das provas.

Primeiro é necessário dizer que em qualquer exame, em especial de larga escala, é absolutamente normal a ocorrência de erros, equívocos, anulações de questões, questionamentos, etc.

Segundo, é obrigatório observar que os problemas do ENEM, em geral, estão vinculados a crimes ou tentativas de fraudes, ou seja, não significam desorganização e nem falta de critérios. 

Em terceiro lugar é necessário dizer que o ENEM, e todos sabem disso, possui uma grande importância para o acesso de jovens de classes populares às universidades públicas e privadas, por isso, é preciso olhar com cuidado para as críticas destrutivas que são feitas em relação ao ENEM.

Normalmente, estas críticas provém de setores da sociedade brasileira, inseridos no mundo do saber, nas universidades, em virtude das muitas oportunidades que a vida lhes ofereceu. 

É isso mesmo. Esse povo tem lugar garantido e certo, no entanto, eles não se contentam com isso. Têm os seus lugares garantidos, mas desejam e trabalham para que a maioria fique do lado de fora.

Por isso, não entre nessa de campanhas contra o ENEM e o PROUNI. São instrumentos muito importantes para inserção social e redução das desigualdades em nosso país.

Com relação à decisão do juiz do Ceará, é importante relembrar que em 2010 houve uma decisão quase igual, posteriormente, superada.

Enfim, vamos acreditar, torcer e defender o ENEM. O ENEM é nosso ... O ENEM é uma conquista da juventude brasileira.