sexta-feira, 15 de abril de 2011

TERRITÓRIO DO POTENGI PRIORIZA MATADOUROS e BANDA LARGA

O Território da Cidadania Potengi reuniu-se na última quinta-feira em São Tomé para discutir a aplicação de recursos, para o ano de 2011. Na oportunidade foram apresentados projetos regionais, dentro dos critérios delineados pelo programa.
O Territórios da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.

O Território da Cidadania Potengi - RN abrange uma área de 2.787,00 Km² e é composto por 11 municípios: Bom Jesus, Riachuelo, Santa Maria, São Paulo do Potengi, São Tomé, Senador Elói de Souza, Barcelona, Ielmo Marinho, Lagoa de Velhos, Ruy Barbosa e São Pedro.


A população total do território é de 79.799 habitantes, dos quais 36.529 vivem na área rural, o que corresponde a 45,78% do total. Possui 5.224 agricultores familiares, 1.124 famílias assentadas e 4 comunidades quilombolas. Seu IDH médio é 0,62.


Dentre os principais projetos apresentados estão a construção de matadouros públicos semi-regionalizados; elaboração de projeto técnico para construção de barragens no Rio Potengi; implantação de projeto internet banda larga em todo território e construção de um plano territorial educacioal, com ênfase na construção dos planos municipais de educação e implantação da internet banda larga.

O vice-prefeito MIGUEL, representante do executivo municipal no território, apresentou, dentre outras, a proposta para realização do projeto para construção do acude da Barra, como também o projeto do matadouro.

Além disso foi tirado como encaminhamento central da reunião, também apresentado por MIGUEL, a solicitação da realização de uma audiência pública na Assembléia Legislativa, visando pressionar o governo do estado a retomar as atividades de construção da estrada São Tomé – Cerro-Corá.

Conforme a avaliação dos presentes, as propostas apresentadas foram extremamente convicentes e coerentes com a proposta do programa: regionalizadas, ambientalmente sustentáveis e fincnceiramente exequíveis. Excelente reunião.

Estavam representado São Tomé: VICE-PREFEITO MIGUEL; VEREADOR EMERSON ; MAURENICE E JOÃO MOREIRA DO SINDICATO RURAL;  ANTÔNIO MATIAS DA AGRICULTURA e SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO MANOEL AMADOR.

A definição final dos projetos acontecerá na próxima reunião, que acontecerá no município de Barcelona, onde serão apresentados os projetos, órgãos proponentes e votadas as prioridades do território.