quarta-feira, 4 de maio de 2011

MAIS PLANEJAMENTO E MAIS RECURSOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ...

Com este pensamento, a Secretaria de Educação de São Tomé realizou, durante os dias 2, 3 e 4 de maio, a primeira etapa do PAR (Plano de Ações Articuladas) - Edição 2011-2014.

Inicialmente, a equipe responsável pela elaboração do plano faz uma avaliação sobre a formulação e execução do plano em vigência, levando em consideração os resultados do seminário realizado dias atrás.

Em seguida, a equipe iniciou a elaboração do PAR, onde apontou as principais necessidades do município na área de educação, estabelecendo demandas a serem enfrentadas pelo município nos próximos anos.
A equipe que está formulando o PAR é composta por 13 pessoas, dentro de conceito democrático, onde todos os segmentos segmentos educacionais estão representados, por meio de indicação de seus próprios pares:

Manoel Amador - Secretário de Educação

Railene Pereira - Técnica da Secretaria

Géria Maria  - Técnica da Secretaria

EnilsonAraújo-TécnicodaSecretaria                                                 

JOSILENE AGOSTINHO BILRO - Professora urbana

Socorro Nunes - Técnica da Secretaria
Marcia Araújo - Diretoras de Escolas

Jailson Soares - Sindicato Dos Professores

José Alcivan – Coordenador Pedagógico

Francisca Das Chagas - Professora do Campo

ELMA MARIA RANGEL - Coordenadora Pedagógica
Eliene Roque - Professora Urbana

JUDA OLIVEIRA DA SILVA - Conselho Escolar

Nos próximos dias esta equipe volta a se reunir para concluir o processo de elaboração do PAR, quando serão estabelecidas metas, ações, prazos e meios para o periodo 2011-2014.
O PAR constitui-se num relevante instrumento de planejamento das políticas públicas na área da educação e foi criado em 2007, no âmbito do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação Nacional) do governo federal.

O PAR é um instrumento essencial na relação dos municípios e estados com a União, tendo em vista que a expressiva maioria dos convênios e programas do governo federal exige a previsão de metas e ações no PAR dos respectivos entes federados.