domingo, 15 de maio de 2011

O Seminário do PNE, realizado pelo Setorial de Educação do PT na manhã deste sábado (14), reuniu a presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputada federal Fátima Bezerra, o secretário executivo adjunto do Ministério da Educação e presidente do Fórum Nacional de Educação, Francisco das Chagas, o deputado estadual Fernando Mineiro, a professora Socorro Batista, gestores, vereadores, representantes do Sinte/RN e militantes no plenarinho da Assembléia Legislativa.

 
Durante sua palestra, a deputada Fátima Bezerra expôs as metas e estratégias do PNE 2011-2020. A parlamentar defendeu também o engajamento do PT no debate do Plano. "Os militantes e os gestores do PT devem abraçar o debate do PNE com muita dedicação e empenho", disse.


O secretário Adjunto do Ministério da Educação, Francisco das Chagas, falou sobre o contexto da política educacional no País. Ele discorreu ainda sobre os desafios do novo PNE: Política de Estado e não de Governo, no sentindo de garantir sua implentação independente de quem esteja no Poder; financiamento; valorização dos profissionais; gestão democrática, não só na escolha dos diretores de escolas; e diversidade, garantindo acesso a educação para índios e quilombolas, por exemplo. Extraído do Blog de Fátima Bezerra.

Com o objetivo de reunir filiados petistas, vereadores, secretários de educação, Prefeitos e Vices, para fortalecerem o debate sobre a educação brasileira, com enfoque no PNE - Plano Nacional de Educação, o Setorial de Educação do PT/RN realiza o Seminário de Educação do PT.

O evento, que ocorreu neste sábado, a partir das 9h, no plenarinho da Assembleia Legislativa, está sendo promovido pelo Setorial de Educação do partido, em parceria com Mandato Popular Deputada Federal Fátima Bezerra e o Mandato Cidadão Deputado Estadual Fernando Mineiro, tendo o apoio do Coletivo de Formação do PT RN e da Secretaria Sindical do PT. 

A deputada Federal Fátima Bezerra iniciou sua fala enfatizando as metas do PNE. Ela disse que a Educação no Brasil se configura em um quadro bem complexo, exemplificando, citou as metas do PNE que se referem à questão da formação do profissional de educação, que no Brasil ainda não tem a formação necessária e muitas vezes atua em uma área diferente da qual está preparado. A deputada ressaltou ainda que a questão do Piso Salarial do professores ainda nutrirá muitos debates. 

Já o deputado estadual Fernando Mineiro analisou que a situação da Educação brasileira e sua deficiência é uma questão baseada em fundamentos históricos, já que por muito tempo poucas pessoas tinham acesso à boa Educação. Só os mais abastardos tinha esse privilégio. 

" A ideia de atender a demanda total da população é algo bem recente, por muito tempo a Educação foi tida como um artigo de luxo", disse ele. 

O deputado afirmou que a sociedade precisa se envolver mais nesta questão. " É importante criar formas para discutir a concepção de que a Educação é um bem necessário. 

A nossa luta de hoje dará frutos daqui há 50 anos. Insisto, temos que lutar para envolver a sociedade neste debate", completou Mineiro.  Extraído do Blog de Fernando Mineiro

  
Do Blog

Nos debates alguns assuntos foram bastante abordados  como o piso salarial dos professores, plano de carreira do magistério, fianciamento da educação, transporte escolar, papel do PT na aprovação do PNE, etc.





Representando o PT de São Tomé estiveram presentes neste encontro MIGUEL; EMERSON; ZÉ NILTON E MANOEL AMADOR.