terça-feira, 5 de julho de 2011

Tribuna do Norte divulga estudo do Território da Cidadania Polo Potengi: "O milagre da vida no rio Potengi"

"O rio é um milagre". José Maurício de Sousa tem 85 anos e não entende nada de pesquisas acadêmicas ou de ciência. Mas sabe tudo sobre rio. O rio Potengi, o maior e mais importante do Rio Grande do Norte, é um velho conhecido desse agricultor aposentado. 

A palavra "milagre" define o assombro de Zé Maurício, como ele é conhecido no município de Barcelona, a 86 quilômetros de Natal, diante daquilo que é, para o agricultor, a fonte de toda riqueza e o sustentáculo da vida naquelas paragens: o rio, utilizado para dar de beber aos animais, na roça e nos afazeres domésticos.



Mesmo sem entender de ciência, Zé Maurício concorda com os acadêmicos. Há anos ele percebe o milagre do Potengi desfeito pouco a pouco. De divino, o rio tem se tornado humano, demasiado humano, com o passar dos dias e o aumento do uso irracional, desmedido, dos recursos que o "milagre" põe à disposição dos moradores dos arredores. O rio da infância e adolescência do agricultor não existe mais. E hoje Zé Maurício é obrigado a conviver com águas mais rasas, mais salgadas e com menos diversidade de plantas e animais. Tudo fruto da degradação.

O agricultor de 85 anos é um dos personagens do "Diagóstico da Bacia Hidrográfica do Rio Potengi", realizado pelo programa Território da Cidadania Potengi, a partir de uma equipe multidisciplinar de 48 pessoas, entre geógrafos, biólogos, agrônomos, entre outras especialidades. 

O objetivo é levantar os usos do rio no chamado médio curso, entre São Tomé e Ielmo Marinho, além das relações das comunidades ribeirinhas com o Potengi. Segundo o coordenador técnico de campo do projeto, Johan Adones, não há estudos sobre essa parte do curso de água. A Academia tem se concentrado no estuário, nas cercanias da capital.  
 
Comentário do Blog: o estudo que está sendo realizado no Rio Potengi é mais uma, dentre as muitas grandes iniciativas e projetos pensados pelo Território da Cidadania do Potengi. São Tomé fica feliz em contribuir com este trabalho, sob a liderença do vice-prefeito MIGUEL q/ tem apresentado muitas propostas no ãmbito do fórum para melhoria da vida em todos os municípios do Território Potengi. Além disto, é importante reconhecer o ótimo trabalho de Johan, na coordenação e articulação deste programa.

Matéria completa publicada na Tribuna do Norte, em http://tribunadonorte.com.br/noticia/o-milagre-da-vida-no-rio-potengi/187533 .