A partir do dia 25 de maio, o Inep dará início à coleta dos dados educacionais do ensino básico.
Informações sobre escolas, alunos e professores de todas as etapas e modalidades da educação básica do país serão coletadas via Internet, por meio do sistema Educacenso (http://educacenso.inep.gov.br).
Os gestores escolares terão até o dia 14 de agosto para preencher e enviar as informações .
Em setembro, os dados preliminares serão publicados no Diário Oficial da União e o sistema será reaberto por um período de 30 dias para conferências e eventuais correções.
De modo geral, as mesmas questões são respondidas todos os anos, mas o questionário pode ser atualizado para melhor atender às necessidades da sociedade.
Por isso, entre as mudanças de 2011, o Censo recolherá informações sobre os profissionais tradutores intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), acatando uma solicitação da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (Seesp/MEC).
A situação das quadras de esportes dos estabelecimentos de ensino – se têm ou não cobertura - também será coletada, para auxiliar a execução do Programa de Construção e Cobertura de Quadras Esportivas Escolares, ação do segundo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2).
Fonte: INEP