Com este pensamento, a Secretaria de Educação de São Tomé realizou, durante os dias 2, 3 e 4 de maio, a primeira etapa do PAR (Plano de Ações Articuladas) - Edição 2011-2014.
Inicialmente, a equipe responsável pela elaboração do plano faz uma avaliação sobre a formulação e execução do plano em vigência, levando em consideração os resultados do seminário realizado dias atrás.
Em seguida, a equipe iniciou a elaboração do PAR, onde apontou as principais necessidades do município na área de educação, estabelecendo demandas a serem enfrentadas pelo município nos próximos anos.
A equipe que está formulando o PAR é composta por 13 pessoas, dentro de conceito democrático, onde todos os segmentos segmentos educacionais estão representados, por meio de indicação de seus próprios pares:
Manoel Amador - Secretário de Educação
Railene Pereira - Técnica da Secretaria
Géria Maria - Técnica da Secretaria
EnilsonAraújo-TécnicodaSecretaria
JOSILENE AGOSTINHO BILRO - Professora urbana
Socorro Nunes - Técnica da Secretaria
Marcia Araújo - Diretoras de Escolas
Jailson Soares - Sindicato Dos Professores
José Alcivan – Coordenador Pedagógico
Francisca Das Chagas - Professora do Campo
ELMA MARIA RANGEL - Coordenadora Pedagógica
Eliene Roque - Professora Urbana
JUDA OLIVEIRA DA SILVA - Conselho Escolar
Nos próximos dias esta equipe volta a se reunir para concluir o processo de elaboração do PAR, quando serão estabelecidas metas, ações, prazos e meios para o periodo 2011-2014.
O PAR constitui-se num relevante instrumento de planejamento das políticas públicas na área da educação e foi criado em 2007, no âmbito do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação Nacional) do governo federal.
O PAR é um instrumento essencial na relação dos municípios e estados com a União, tendo em vista que a expressiva maioria dos convênios e programas do governo federal exige a previsão de metas e ações no PAR dos respectivos entes federados.