A Secretaria de Educação de São Tomé realizou, hoje, dia 20, seminário para debater o PAR - Plano de Ações Articuladas do município referente ao período 2011-2014.
Na oportunidade foi feita uma avaliação sobre a formulação e execução do plano em vigência, apresentadas proposições gerais para o PAR 2011-2014 e definidos os membros do governo e da sociedade que comporão o comitê municipal do PAR.
No mesmo evento foram selecionados os membros que comporão o Fórum Municipal da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e a Comissão Municipal de Elaboração do Plano Municipal de Educação.
O PAR constitui-se num relevante instrumento de planejamento das políticas públicas na área da educação e foi criado em 2007, no âmbito do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação Nacional) do governo federal.
O PAR é um instrumento essencial na relação dos municípios e estados com a União, tendo em vista que a expressiva maioria dos convênios e programas do governo federal exige a previsão de metas e ações no PAR dos respectivos entes federados.
A equipe responsável pela elaboração do plano o fará nos dias 2, 3 e 4 de maio nas dependências da Secretaria Municipal de Educação.
O evento foi muito proveitoso e lançou bases para a elaboração do novo PAR, garantindo a participação popular e a democratização das questões educacionais no município.
Em breve será publicado aqui os nomes dos indicados para participarem dos referidas comissões. Observo que a pluralidade é uma característica das comissões constituídas.
Parabéns a todos e todas que participaram e puderam opinar, debater, apontar, refletir, ensinar, aprender ...
Fotos: Eciene Araújo / São Tomé Informes