terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Como era o Homem do Gelo?

Ötzi, o caçador que viveu há 5,3 mil anos e ficou conhecido como o "Homem do Gelo" tinha olhos castanhos, sangue tipo O e era intolerante a lactose.


A conclusão é de pesquisadores liderados por Albert Zink, da Academia Europeia de Bolzano, na Itália. “Ficamos surpresos com a cor dos olhos, pois acreditava-se que ele tinha olhos azuis.


Já o grupo sanguíneo e a intolerância a lactose não nos surpreenderam. A mudança de intolerante para tolerante na Europa começou no Neolítico, mas demorou centenas de milhares de anos para se completar.


O trabalho, publicado nesta terça-feira (28) no periódico científico Nature Communications, também desvendou outras características de Ötzi.


“Estávamos buscando a descendência dele e checamos a predisposição a doenças. Descobrimos que ele tinha mutações genéticas que levavam a uma maior predisposição a doenças do coração”, explicou Zink.


Isso confirmou o que uma uma tomografia já havia revelado: o Homem do Gelo tinha calcificação na aorta, na carótida e na ilíaca. No quesito descendência, a conclusão foi de que o homem de gelo é provavelmente um ancestral dos habitantes do mar Tirreno, em especial da Córsega e da Sardenha.

Fonte: Portal IG