quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

E se bater aquela ressaca?

Carnaval combina com festa, amigos reunidos e música alta. O que não combina com os dias de folia é o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. 

Afinal, ninguém quer que a única lembrança da folia seja a ressaca do dia seguinte. Mas como evitar que a festa não acabe em mal estar e dor de cabeça?

De acordo com a nutricionista Paula de Crook, da PB Consultoria em Nutrição, para não precisar lidar com sintomas indesejáveis causados pela desidratação devido ao consumo de álcool, o ideal é intercalar uma bebida alcoólica com outra não alcoólica durante a festa.

“Além da bebida é importante ressaltar a importância de uma alimentação equilibrada antes da folia. E não se esqueça de se alimentar a cada 3 horas para retardar a chegada do álcool na corrente sanguínea e, consequentemente, seus efeitos. 


Para isso, evite os petiscos gordurosos, que irão piorar os efeitos do álcool, e prefira as frutas e oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes)”.

Mas se o folião não souber se controlar e exagerar demais na bebida, Paula recomenda líquidos que ajudam a amenizar a ressaca no dia seguinte. 


“Beber bastante água, água de coco, suco de frutas naturais (suco de laranja com couve manteiga, suco de água de coco com morango e gengibre) e chá (erva cidreira, chá verde, salsaparrilha). 

Aumente também o consumo de alimentos que auxiliam na desintoxicação feita pelo fígado, como peixes ricos em ômega-3 (salmão, atum, arenque), limão, abacaxi, abacate, maçã, beterraba, folhas verdes escuras e cenoura”, diz.

As bebidas destiladas como vodca, uísque, cachaça e tequila normalmente apresentam um maior teor alcoólico, mas nem por isso podem ser consideradas a origem da ressaca no dia seguinte. 


“Se o indivíduo abusa no consumo de bebidas fermentadas, como a cerveja, também terá a ressaca. O segredo está na quantidade consumida”, lembra a nutricionista.

“Então, o segredo é maneirar na quantidade consumida, sendo recomendada até uma dose (360ml de cerveja ou 150ml de vinho ou 45ml de bebida destilada) para mulheres e duas doses para os homens (720ml de cerveja ou 300ml de vinho ou 90ml de bebida destilada), afinal o surgimento e a gravidade da ressaca irão variar para cada indivíduo, dependendo de sua predisposição genética”.

Mitos da ressaca
Uma receita caseira bem popular, mas que não passa de um mito, é tomar café puro, sem açúcar, para acelerar a recuperação e acabar com a ressaca. 


No entanto, Paula alerta que a glicose ajuda a quebrar o álcool que está no sangue, acelerando o processo de desintoxicação do organismo e o café realmente tem efeito estimulante, mas não ajuda a metabolizar o álcool.

Quem pretende beber um pouco a mais durante a maratona de quatro dias de folia deve ficar ligado na preparação de um suco energético, dica da nutricionista Paula Crook.

SUCO ENERGÉTICORendimento: 1 pessoa

Ingredientes• 1 copo de suco de laranja (200 ml)
• 3 colheres (sopa) de polpa de açaí
• 1 colher (sopa) de farinha de arroz
• 1 colher (sopa) de aveia
• 1 colher (sopa) de semente de gergelim
• 3 colheres (sopa) de beterraba ralada
• 1 colher (sopa) de farinha de soja
• 1 colher (café) de mel

Modo de Preparo
Bata tudo no liquidificador e tome uma vez ao dia.
Valor Nutricional (por pessoa)
Valor calórico 434,2 kcal
Proteínas 15,1 g
Carboidratos 70,1 g
Gorduras 12,9 g


Fonte: band.com