quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Três gestores conquistam Prêmio Prefeito Empreendedor

Foram eles ... Ivan Lopes Júnior - ASSU; Salomão Gurgel - JANDUÍS; Leonardo Nunes Rego - PAU DOS FERROS.

O prefeito de Assú, Ivan Lopes Júnior, foi o grande vencedor, levando os troféus de Melhor Projeto 
Estadual e o de Destaque Temático na categoria Promoção ao Desenvolvimento Rural. 
Já os prefeitos de Janduís e Pau dos Ferros também conquistaram, cada um, prêmios em duas categorias.
Cleonildo Mello

Da cidade pólo de uma das regiões mais férteis do Rio Grande do Norte e com elevado potencial econômico devido, sobretudo, à fruticultura, o Vale do Açu, veio o grande vencedor da etapa potiguar do VII Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O prefeito de Assú, Ivan Lopes Júnior, levou o troféu de melhor projeto estadual e ainda conquistou o título de destaque temático na categoria Promoção ao Desenvolvimento Rural. O anuncio dos campeões foi feito em solenidade realizada pelo Sebrae-RN no Olimpo Recepções na tarde desta quarta-feira (29).

PREFEITO DO PT FOI UM DOS VENCEDORES DO PRÊMIO

O prefeito de Janduís/PT, Salomão Gurgel, venceu nas categorias destaques temáticos Lei Geral Municipal e Compras Públicas dos Pequenos. O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Nunes Rego, também levou dois troféus da etapa estadual, vencendo nas categorias destaques temáticos Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual e Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável.

“Esse prêmio é um instrumento de divulgação da cidade em âmbitos estadual e até nacional. Com ele, o Sebrae reconhce a eficiência da gestão para crescimento da economia municipal, assim como apoio dado ao fortalecimento do empreendedorismo e dos pequenos negócios”, declara o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto.

Um dos motivos que sagrou Ivan Lopes Júnior como o grande vencedor da etapa estadual foi a implantação em Assú, situado a 207 quilômetros de Natal, um programa de incubadora de pequenas empresas para resgate da cultura do algodão município, com ênfase nos pequenos produtores. Atualmente, são mais de 450 hectares cultivados, resgatando aquilo que já foi considerado o ouro branco e a principal atividade econômica do Rio Grande do Norte até o declínio do cultivo com chegada da praga do bicudo em meados dos anos 70. A outra frente de ação do gestor foi estimular a cultura do umbu, contemplando cerca de 300 famílias.

“Esses projeto é importante para o desenvolvimento rural com foco na exportação. Queremos que o pequeno produtor entre nesse setor que hoje é dominado apenas por grandes empresas. Com o programa, conseguimos implantar esse pensamento entre o homem do campo”, explica Ivan Lopes Júnior, agradecendo o reconhecimento da sua gestão ao conquistar esse título. “Ficamos muito felizes porque temos conseguido implantar uma gestão pública moderna e pensada em prol de todos, tirando aquela imagem que administração pública atrasada”.

A governadora Rosalba Ciarlini também prestigiou a solenidade de entrega do prêmio e destacou a importância de premiação para reconhecer o trabalho administrativo realizado nos municípios. Rosalba Ciarlini por duas vezes foi uma das vencedoras do concurso em edições anteriores, quando era prefeita de Mossoró.

DESTAQUES TEMÁTICOS

Para o prefeito Salomão Gurgel, que foi reconhecido por tirar do papel os dispositivos da Lei Geral em Janduís e estimular a inserção dos pequenos negócios nas compras públicas, o prêmio valida a responsabilidade com que administra a cidade. “Somos conscientes da responsabilidade de construir um futuro sustentável para os cidadãos de todos os 167 municípios do RN”.

Já Leonardo Nunes Rego, que participou pela primeira vez do concurso e arrematou dois destaques temáticos, acredita que a conquista está relacionada à implantação de uma nova política de incentivos tributários para os empreendedores e pequenas empresas instaladas em Pau dos Ferros, município que registrou com maior número de formalizações no ano passado. “Enfrentamos dificuldades para implantar uma nova cultura administrativa em Pau dos Ferros. Ficamos muito felizes com esse prêmio porque é um reconhecimento que faz valer apenas estar na vida pública”, enfatiza o prefeito.


A sétima edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor recebeu número recorde inscrições de todas as edições da premiação realizadas no Rio Grande do Norte. Foram 51 prefeituras inscritas. Desse total, 39 prefeitos tiveram seus projetos bem avaliados e chegaram à fase final do concurso. Os três vencedores irão concorrer com os respectivos campeões de outros estados do Nordeste. Já os projetos que obtiverem melhor colocação na etapa regional concorrerão ao prêmio nacional, cuja premiação está prevista para ocorrer em maio, em Brasília (DF).


CRITÉRIOS

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreeendedor pretende incentivar prefeituras a desenvolverem políticas voltadas para o segmento das MPE’s, além de reforçar a importância do empreendedorismo para o Rio Grande do Norte e o Brasil. Para selecionar o melhor projeto e os destaques temáticos, a comissão avaliadora leva em consideração diversos critérios na análise das ações descritas pelo gestor. 

São itens como abrangência em relação à quantidade de áreas de atuação, nível de integração das ações do projeto, integração com outras instituições e municípios da região, impacto gerado no faturamento das micro e pequenas empresas e na criação de novas empresas formais, reflexos na receita do município, expectativa de continuidade, relação custo benefício, potencial de reprodução em outras cidades, nível de ineditismo e inovação do projeto, entro outros. 

Fonte: Site Sebrae/RN 


SÃO TOMÉ PARTICIPA DO PRÊMIO SEBRAE/RN

O prefeito de São Tomé, Anteomar Pereira da Silva, também concorreu ao prêmio e ficou entre os 39 prefeitos mais empreendedores do estado do Rio Grande do Norte.  

Parabéns São Tomé!